Pesquisar notícia
terça,
31 jan 2023
PUB
CHMT

Pico de urgências no Hospital de Abrantes

17/01/2023 às 16:41
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Imagem Ilustrativa CHMT

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) abriu mais 16 camas de internamento na urgência da unidade de Abrantes devido a um pico de acessos. Ao que a Antena Livre conseguiu saber há um pico elevado de pessoas a procurar o serviço de Urgência do Hospital de Abrantes o que está a provocar o congestionamento daquele serviço.

Ao que sabemos há uma demora na devolução das macas aos bombeiros que fazem o transporte de doentes por causa deste pico de episódios, mas não há constrangimento no serviço ou não foi sequer equacionado ativar qualquer plano de desvio de urgências para outra unidade.

Fonte do CHMT garantiu à Antena Livre que foi feita uma informação ao CODU do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a indicar essa eventual demora na devolução das macas. A mesma fonte indicou que os tempos de espera não são considerados muito elevados, sendo que por volta das três da tarde desta terça-feira o tempo médio de espera na Urgência de Abrantes estava entre uma e duas horas.

A decisão do CHMT foi, por via deste pico de entrada de doentes, foi cancelar as visitas aos doentes internados na urgência e abrir mais 16 camas porque “as pessoas que estão a chegar ao hospital estão mesmo doentes e a necessitar de internamento, não são falsas urgências.”

A mesma fonte acrescentou ainda que espera ter este constrangimento ultrapassado já esta quarta-feira, sendo que também é normal a terça-feira ser o dia com um número mais elevado de episódios de urgências hospitalares.

Ainda de acordo com a informação que conseguimos apurar o CHMT está a preparar o apelo nas redes sociais para que as pessoas contactem primeiro a linha de saúde SNS24 antes de fazerem deslocações às urgências hospitalares. Na mesma mensagem o CHMT pede desculpa pelos constrangimentos que possam surgir com estas mudanças necessárias para assegurar o melhor serviço da Urgência da Unidade de Abrantes.