Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Saúde

Novo TAC instalado no CHMT - ATUALIZADA

10/04/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC) foi hoje instalado na unidade hospitalar de Tomar. O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) prevê que o novo equipamento possa estar a funcionar dentro de, aproximadamente, um mês, com um investimento global de mais de 200 mil euros.

 “Este equipamento constitui um salto qualitativo muito significativo para o CHMT”, sublinha o presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa, para quem “este é um equipamento que já deveria estar em funcionamento no CHMT há muitos anos atrás”.

Carlos Andrade Costa considera “fundamental que o CHMT tenha meios próprios para a realização de exames de Tomografia Axial Computorizada, pois esta é a melhor forma de robustecer o Centro Hospitalar do Médio Tejo, dotando-o de mais e melhores equipamentos, mais modernos e inovadores e capazes de atrair jovens médicos”.

Para o diretor do Serviço de Imagiologia, Isidoro Costa, “este novo equipamento é um reforço muito importante para o Serviço de Imagiologia, que será complementado em breve com um novo aparelho para a realização de exames de mamografia”.

O diretor do Serviço sublinha “a comodidade para os doentes que não terão de se deslocar para efetuar este exame e a motivação que representa para os recursos humanos internos”.

Isidoro Costa manifestou, ainda, “a mais-valia de ter mais uma modalidade de diagnóstico própria do Serviço, dependente apenas de nós” fazendo votos que “este novo TAC possa, igualmente, servir para atrair mais médicos radiologistas para o CHMT”.

O custo total da instalação do equipamento de TAC ultrapassou os 200 mil euros. Para além do equipamento foi necessário proceder à requalificação das infra-estruturas do espaço onde o TAC está instalado, informa o CHMT, adiantando que previamente à entrada em funcionamento do TAC serão elaborados os protocolos técnicos para a realização dos exames que serão adotados pelos profissionais de radiologia.

Nas restantes unidades do CHMT, Carlos Andrade afirmou que "dentro de três semanas vamos instalar no Serviço de Imagiologia de Torres Novas um novo mamógrafo, um investimento na ordem dos 180 mil euros, para além de estarmos a incrementar um novo 'software' com upgrade do sistema de digitalização", ainda para o Serviço de Imagiologia, "que vai facilitar o acesso dos médicos hospitalares e médicos de família à visualização de exames de diagnóstico".

Ainda em Torres Novas, continuou Carlos Andrade, "até ao final de 2018 vai ser criada uma 'sala limpa', onde funcionará a câmara de fluxo laminar, equipamento que permite a preparação da medicação a ser distribuída aos doentes com cancro", um investimento que estimou em cerca de 120 mil euros.

Na unidade hospitalar de Abrantes, por sua vez, "vão ser renovados, até ao verão, equipamentos na Unidade de Cuidados Intensivos ao nível de monitores e ventiladores", um investimento na ordem dos 130 mil euros, para além de um investimento na ordem dos 700 mil euros, até 2019, ainda em Abrantes, na aquisição de um aparelho TAC e um outro de ressonância magnética.

Até 2019, o CHMT tem ainda investimentos programados de cerca de 6,5 ME, um valor que decorre da obra de ampliação da Urgência Médico-cirúrgica, na Unidade de Abrantes (1,5 ME), e a aprovação de candidatura de três projetos, um para cada Unidade Hospitalar, ao POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, no valor total de financiamento de cerca de 5 ME.

Segundo defendeu o administrador, os investimentos em curso são "a melhor forma de robustecer o Centro Hospitalar do Médio Tejo, dotando-o de mais e melhores equipamentos, mais modernos e inovadores e capazes de atrair jovens médicos".

C/Lusa