O Município de Mação divulgou que foi assinado esta sexta-feira, 30 de agosto, o contrato com uma nova médica para exercer funções no Centro de Saúde de Mação. Trata-se de um contrato celebrado ao abrigo do Regime de incentivos à Fixação de Médicos implementado pelo Município de Mação.
O Protocolo foi assinado por Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, e Isabel Trinidad Anato Martinez, a nova clínica. Na cerimónia esteve ainda presente a vice-presidente, Margarida Lopes, que detém responsabilidades pelo pelouro da Saúde.
a clínica Isabel Martinez já está em funções no Centro de Saúde de Mação, por mobilidade, fruto da implementação do regulamento de incentivos à fixação de médicos que atribui um incentivo financeiro de até 2500 euros mensais a cada médico de família que se fixe no Concelho de Mação, até um máximo de três profissionais de saúde.
Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, disse aos jornalistas, à margem da inauguração do Museu de Arte Pré-Histórica da vila, que estas duas médicas são fundamentais, mas vincou que Mação tem uma única médica de família. Mesmo assim trata-se de um complemento fundamental para um concelho com uma população muito idosa.
Vasco Estrela, presidente CM Mação
O Município tem a decorrer novo período de candidaturas ao abrigo do Regulamento de Incentivos à Fixação de Médicos do Município de Mação estando, neste momento, duas médicas fixadas em Mação, ao abrigo deste Regulamento.
Recorde-se que a Câmara Municipal decidiu lançar um pacote de medidas de incentivo à fixação de médicos para tentar estancar um problema que afeta a população maioritariamente idosa, dispersa por mais de 100 localidades, num Concelho com mais de 400 km2 de área e que necessita de acompanhamento médico e cuidados regulares. No Concelho de Mação há um grande número de utentes que sofrem constrangimentos no acesso a consultas, pela falta de médicos de família.