Pesquisar notícia
terça,
31 jan 2023
PUB
CHMT

IPMA alerta para o frio e o CHMT deixa uma mão cheia de conselhos para ter em conta

17/01/2023 às 19:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A depressão Fien está a afetar o tempo em Portugal deste esta segunda-feira e continuará nos próximos dias a condicionar o território nacional.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e da depressão FIEN, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente com o transporte de uma massa de ar polar marítimo.

Assim a precipitação nos dias 17 e 18 será de neve acima de 800/1100 metros de altitude no Norte e Centro, descendo gradualmente a cota para 500/700 metros de altitude, podendo acumular quantidades significativas no solo.

O IPMA prevê ainda uma intensificação do vento de oeste/noroeste, que soprará forte no litoral oeste, com rajadas até 85 km/h, e muito forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir os 120 km/h.

A temperatura irá descer significativamente entre os dias 17 (terça-feira) e 19 (quinta-feira), com valores de temperatura mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior norte e centro, e entre 5 e 8°C nas regiões do litoral. A temperatura máxima deverá variar entre 5 e 12°C na generalidade do território, sendo até 14°C no litoral da região Sul e podendo ser inferior a 5°C em alguns pontos do interior nnorte e Centro. Salienta-se que esta descida de temperatura, em conjunto com o vento forte que se fará sentir, dará origem a um maior desconforto térmico.

CHMT deixa conselhos para os dias de frio

Neste sentido o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) avisou os cidadãos nas suas redes sociais para a queda das temperaturas nos próximos dias. O tempo frio pode trazer vários problemas para a saúde por isso o CHMT aconselha a manter o corpo quente com recurso ao uso de luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa.

Para manter a casa quente o conselho do CHMT pede que sejam verificados se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira. Há ainda um apelo particular para a utilização de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás no sentido de ventilar as divisões da casa. O CHMT apela a um cuidado mais incisivo com a acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte.

E em relação aos cuidados com a saúde a hidratação deve ser uma preocupação constante com a ingestão de líquidos e sopas e deve estar atento se tiver algum problema de saúde com a manutenção cuidada na toma da medicação prescrita pelo médico. Há outro apelo para que os cidadãos não tomem antibióticos sem indicação médica.

E se tiver de sair de casa o CHMT apela para terem cuidado com as quedas. O frio pode causar a criação e acumulação de gelo o que pode causar acidentes.

Depois um apelo final para que se se sentir doente não vá de imediato para a urgência hospitalar. Se necessário, contacte o SNS 24 – 808 24 24 24, o 112 ou o seu médico assistente.