Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
JMJ

DGS recomenda aos peregrinos que bebam muita água e se alimentem bem

27/07/2023 às 12:08
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda aos peregrinos que se vão juntar a partir de terça-feira em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude que bebam muita água e se alimentem bem.

“Mantém-te hidratado!” e “Alimenta-te bem e em segurança!” são duas das campanhas produzidas pela DGS no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que serão divulgadas através das redes sociais, da aplicação móvel da jornada e nas plataformas da própria direção-geral.

Recordando que ocorrem frequentemente temperaturas muito elevadas em Portugal e que vai haver uma concentração de pessoas em áreas limitadas ao ar livre durante longos períodos de tempo, a DGS adverte para possíveis efeitos graves na saúde, como desidratação, descompensação de doenças crónicas ou toxinfeções alimentares.

Assim, a DGS recomenda aos peregrinos que comecem a beber água logo pela manhã, que tenham sempre água na mochila e que procurem pontos de água disponíveis no recinto. Pede ainda que se evitem refrigerantes, bebidas com açúcar e álcool.

Quanto aos alimentos, a DGS aconselha que se opte por aqueles que são ricos em água como a fruta e os hortícolas, bem como por alguns pratos mediterrânicos como a sopa.

A DGS pede, entre outras recomendações, que se protejam os alimentos do sol, que se escolham aqueles que não se alteram com o calor, como o pão, conservas, frutos secos e algumas frutas e hortícolas previamente lavadas.

Considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, a JMJ vai realizar-se entre 01 e 06 de agosto, com a presença do Papa Francisco, sendo esperadas mais de um milhão de pessoas.

Lusa

Palavras chave:
JMJ Fátima DGS