Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

DGS recomenda ambientes frescos e mais ingestão de água por causa do calor

25/05/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Direção-Geral da Saúde emitiu um aviso para as temperaturas elevadas durante o dia de hoje e aconselhou a população a procurar ambientes frescos, arejados ou climatizados e aumentar a ingestão de água.

As temperaturas vão manter-se acima dos 30 graus em muitos distritos do país, chegando aos 35º em Évora e aos 34º em Beja, Castelo Branco e Santarém.

De acordo com a DGS, deve ser evitada a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11.00 e as 17:00, e utilizado o protetor solar com fator igual ou superior a 30, renovando a aplicação de duas em duas horas e após os banhos de praia ou piscina.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o risco à exposição aos raios ultravioletas (UV) é ‘Máximo’ em quase todo o país durante o dia de hoje.

A DGS recomenda ainda o uso de roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UV.

Escolher as horas de menor calor para viajar de carro, não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol e dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, por exemplo, crianças, idosos, doentes crónicos e trabalhadores com atividade no exterior, são outras das recomendações.

As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta, alerta ainda a DGS.

A Direção-Geral da Saúde ativou dia 01 de maio o Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Verão, que vigora até 30 de setembro.

Este plano pretende prevenir e minimizar os efeitos negativos do calor intenso na saúde da população em geral e dos grupos vulneráveis em particular (idosos, crianças, grávidas, pessoas com doenças crónicas e pessoas que exercem atividades ao ar livre).

Portugal é um dos países europeus vulneráveis às alterações climáticas e aos fenómenos climáticos extremos, tendo em conta a sua localização geográfica e, segundo a DGS, há dados que sugerem que no existe uma tendência para o aumento da temperatura média global assim como para o aumento do número de dias por ano com temperaturas elevadas.

Lusa