Pesquisar notícia
segunda,
04 jul 2022
PUB
Saúde

Constância: Rastreio do cancro da mama até 13 de outubro

28/09/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

De 29 de setembro a 13 de outubro, Constância recebe a Unidade de rastreio do cancro da mama, um equipamento que vai estar instalado junto ao Centro de Saúde local.

A Autarquia de Constância informa que “a prevenção das doenças do foro oncológico é uma das principais atividades do Núcleo Regional do Sul (NRS) da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Nesta imensa área de intervenção sobressai o Rastreio do Cancro da Mama, que integrado no Plano Oncológico Nacional e Programa Europeu Contra o Cancro, tem, como objetivos primordiais, a redução da letalidade da doença pois, através do diagnóstico atempado, é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes, pois, a deteção precoce da doença permite encontrar meios menos agressivos para a debelar”.

As unidades móveis e fixa contam com “técnicas credenciadas em radiologia, que executam os respetivos exames às mulheres (convidadas a participar, através de carta personalizada) com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos, grupo etário a que se destina o rastreio. Existe ainda uma equipa de 5 médicos radiologistas que asseguram a leituras dos exames e efetuam outros exames complementares de diagnóstico, nos casos em que o exame radiológico não é conclusivo”, lê-se.