Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Saúde

CHMT: Novo Equipamento mamografia reforça Serviço de Radiologia

16/05/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
foto de CHMT

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) tem já em funcionamento o novo equipamento de Mamografia. Um investimento de cerca de 200 mil euros, que representa um grande avanço na modernização tecnológica do Serviço de Radiologia.

Em nota de imprensa, o CHMT explica que o equipamento permite executar mamografias, mamografias com contraste e biópsias orientadas por estereotaxia, possibilitando fazer upgrade para o módulo de Tomossíntese, Tomossíntese com contraste e realização de biópsias 3D.

Isidoro Costa, diretor do Serviço, não tem dúvidas quanto à mais-valia deste novo equipamento: “Estávamos a trabalhar com um equipamento já ultrapassado, adquirido há quase 20 anos, de tecnologia muito antiga, com aquisição analógica, que obrigava à digitalização das imagens que eram recolhidas. Com este novo equipamento, a necessidade de transformação da Imagem em digital deixa de ser necessária, pois o atual equipamento permite uma aquisição digital direta”.

Com o novo equipamento, ficam ultrapassados no CHMT “alguns constrangimentos e o Serviço de Radiologia fica dotado de um equipamento que está na linha da frente da tecnologia na área da imagiologia Mamária”, lê-se na mesma nota.

O CHMT refere que para além do novo equipamento, os serviços dispõem de uma maca/cadeira elevatória, que facilita a realização dos exames a utentes com menor mobilidade ou acamados.