Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
CHMT

Caso Clínico da Psiquiatria ganha prémio Janssen Neuroscience RWE Award 2022

7/06/2022 às 15:06
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Um caso clínico complexo, internado no Serviço de Psiquiatria do CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo foi o ponto de partida do trabalho de investigação realizado por quatro médicos psiquiatras do CHMT que venceu o primeiro prémio do Janssen Neuroscience RWE Award 2022, na categoria “Casos Clínicos”.

“Anorexia nervosa? Psicose inaugural em Miastenia Gravis e Encefalopatia de Hashimoto: um caso clínico numa Enfermaria de Psiquiatria” é o título desta investigação científica da autoria dos médicos psiquiatras do CHMT Francisco Martins Costa, Vitória Silva de Melo, Ana Rita Carvalho, Humberto Figueiredo e Luísa Paiva Delgado, que foi distinguido no VII Fórum Neurociências.

O caso clínico envolveu o empenho e a excelência médica dos profissionais do Serviço de Psiquiatria do CHMT, e uma abordagem multidisciplinar que envolveu médicos intensivistas e especialistas de Medicina Interna.

Nesta investigação científica relata-se a evolução deste caso clínico de grande complexidade, que envolveu um diagnóstico diferencial e a exclusão de doença médica em situações que sugeriam tratar-se de doença mental. O diagnóstico diferencial levou a uma radical diferença da abordagem e prestação de cuidados de saúde. O empenho dos profissionais do CHMT para encontrar respostas permitiu reverter o agravamento acentuado do estado de saúde deste caso clínico, que chegou a ser crítico.

Este trabalho, vem, por um lado, reforçar a importância do diagnóstico diferencial entre a perturbação do comportamento alimentar e a patologia neurológica, nomeadamente nas suas formas mais atípicas e sublinha, também, a importância do trabalho multidisciplinar e da cooperação entre as várias especialidades médicas que estiveram envolvidas na abordagem deste doente admitido no Serviço de Psiquiatria.

Instituído pela farmacêutica Janssen, este prémio tem por objetivo galardoar trabalhos científicos em contexto real de Psiquiatria, na área das Psicoses e da Esquizofrenia, com a finalidade de promover a investigação nestes domínios. O estudo dos profissionais do CHMT agora premiado foi avaliado pela professora doutora Maria João Heitor (presidente da Comissão de Avaliação), pelo professor doutor António Macedo e pelo professor doutor João Bessa.