Pesquisar notícia
quarta,
21 fev 2024
PUB
Escolas

Arranca hoje nova edição "Heróis da Fruta" para combater a má nutrição

4/01/2024 às 15:06
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Arranca hoje oficialmente a 13ª edição da maior iniciativa gratuita de educação para a alimentação saudável em Portugal “Heróis da Fruta” promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que conta, desde 2018, com o apoio principal da ALDI Portugal. Aumentar o consumo diário de frutas e legumes é a principal meta deste projeto que, este ano letivo, é implementado em 3.522 turmas de 1.105 estabelecimentos de ensino de todos os distritos e regiões do país, incluindo Açores e Madeira. 75% do total de estabelecimentos de ensino inscritos são escolas públicas e 47,5% das turmas estão a participar no projeto Heróis da Fruta pela primeira vez.

O distrito onde se regista a maior quantidade de escolas inscritas é Lisboa (210), seguindo-se o distrito do Porto (195), Braga (95), Setúbal (84), Aveiro (75), Faro (64), Leiria (54), Coimbra (50), Santarém (44), Viana do Castelo (40), Castelo Branco (28), Évora (24), R.A. Açores (24), Viseu (23), Beja (20), Vila Real (19), R.A. Madeira (17), Portalegre (16), Bragança (13) e Guarda (10).

Ao nível da representatividade municipal, registou-se este ano a adesão de 207 dos 308 municípios portugueses, ou seja 67,2%. Os três municípios com mais escolas a participar são Lisboa, Vila Nova de Gaia e Sintra.

Elke Muranyi, Corporate Responsibility Director da ALDI Portugal destaca que “65% dos mais de 80 mil alunos que participaram no projeto «Heróis da Fruta», no passado ano letivo, tiveram acesso a fruta distribuída gratuitamente na escola. Através desta parceria com a APCOI, temos conseguido promover mudanças com um impacto duradouro nos hábitos alimentares dos mais pequenos, estimulando o consumo diário de alimentos saudáveis. Por exemplo, quase metade (48,5%) das crianças participantes na edição anterior consumiram, pela primeira vez, pelo menos um hortofrutícola que nunca tinham experimentado antes".

Mário Silva, presidente da APCOI afirma que "na última edição, o projeto Heróis da Fruta garantiu a ingestão de pelo menos 1 milhão de porções de fruta e conseguiu diminuir a ingestão de alimentos menos saudáveis nos lanches escolares em 55%. Um sucesso que só é possível alcançar graças ao envolvimento de todos os parceiros que apoiam esta iniciativa. A 13ª edição do projeto escolar "Heróis da Fruta" volta a contar com o apoio principal da ALDI.  “Para que nenhuma escola interessada fique de fora desta edição, decidimos prolongar o período de inscrições no site www.heroisdafruta.com até 15 de janeiro de 2024", conclui Mário Silva.

Lista completa por distrito e município das escolas inscritas este ano letivo, disponível no link: https://bit.ly/listaescolas2024

Fundada em 2010 a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à prevenção da obesidade infantil, considerada mundialmente a doença crónica mais prevalente em idade pediátrica. Em 2019, entre mais de 40 países europeus estudados, Portugal foi apontado pela OMS como principal referência de boas práticas na prevenção da obesidade infantil por ter conseguido diminuir em 8% o número de crianças com excesso de peso, na última década. Dados europeus de 2019 verificaram contudo que uma em cada três crianças em Portugal (29,7%) ainda vive com obesidade ou pré-obesidade.