Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Saúde

ACES do Médio Tejo debate "Os Novos Avós em Abrantes”

25/01/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
FOTO CMA

“Os novos avós” é o tema central das Jornadas do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo e da direção do Internato do Médio Tejo.

As jornadas vão na 5ª edição e este ano realizam-se em Abrantes, com as palestras a decorrem no Cine Teatro São Pedro ainda ao longo do dia de hoje.

Dirigida a profissionais de saúde, a edição realizada em Abrantes recebeu o maior número de participantes destas 5 edições, tendo o tema central motivado a participação de profissionais de outras áreas complementares com a saúde, como técnicos das IPPS.

Na sessão de abertura realizada ontem de manhã, a presidente da Câmara Municipal deixou uma palavra de incentivo aos profissionais de saúde e uma mensagem de solidariedade.

Em debate a temática do envelhecimento da população e a necessidade de novas respostas com vista a uma maior qualidade de vida dos cidadãos, Maria do Céu Albuquerque, presidente da CMA, sublinhou a importância do trabalho em rede (serviços públicos e entidades privadas) para encontrar melhores respostas a este novo paradigma.

A autarca fez referência aos investimentos da Câmara nesta área, para minimizar os problemas existentes, e deu como exemplos a construção das unidades de saúde familiar de Abrantes e Rossio; reinstalação da extensão de saúde de Carvalhal; programa de incentivo financeiro à fixação de médicos; aquisição de viatura elétrica - Unidades Móveis de Cuidados de Saúde através da CIMT; viatura para apoio às visitas domiciliárias.

Realizou-se de seguida a conferência inaugural intitulada “Velhos são os trapos”, que teve como convidados de honra três senadores abrantinos na área da saúde Luís Fernandes, José Fontes e Silva Tavares.

Hoje a tarde é reservada aos seguintes temas: “Quando a mente falha”, “Violência no idoso”, “Direitos e deveres dos idosos” e “Morrer com dignidade”.

As V Jornadas do ACES termina com a quarta conferência, às 17h30, sobre “Caminhar saudável para a quarta idade URAP ACES Médio Tejo.

No final do dia decorrerá a entrega de prémios e a sessão de encerramento.