Pesquisar notícia
terça,
16 abr 2024
PUB
Saúde

Abrantes: Consulta Aberta inicia esta terça-feira

30/10/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Consulta Aberta, modalidade que o Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, implementou, desde 2016, tem o seu início a 30 de outubro, na Unidade Hospitalar de Abrantes.

Uma antecipação, face aos anos anteriores, uma vez que estão em curso obras com o objetivo de garantir condições de segurança e qualidade clínica a utentes e profissionais, do Serviço de Observação da Urgência Médico-cirúrgica.

A consulta aberta vai funcionar, durante o período das referidas obras, todos os dias úteis, das 18h30 às 22h00, no espaço da Consulta Externa, na Unidade Hospitalar de Abrantes.

Após a conclusão desta fase de intervenção a Consulta Aberta funcionará, como nos anos anteriores, às segundas, terças, quintas e sextas.

Recorde-se que a Consulta Aberta foi criada com o objetivo de descongestionar a Urgência Médico-cirúrgica, permitindo que a equipa de saúde deste Serviço fique mais liberta para o atendimento aos casos emergentes e urgentes.

A Consulta Aberta destina-se, assim, a doentes não urgentes e que podem optar por esta modalidade ao invés do Serviço da Urgência Médico-cirúrgica.

Na Unidade Hospitalar de Torres Novas, a Consulta Aberta tem início previsto a partir do dia 12 de Novembro. Recorde-se que foi nesta Unidade Hospitalar que a consulta aberta mais adesão teve por parte dos utentes.

Na Unidade Hospitalar de Tomar, está ainda a ser equacionada a abertura da Consulta Aberta, pois o Serviço de Urgência tem reforço de mais um médico na equipa permanente do Serviço.

Nesta Consulta Aberta, disponibilizada pelo CHMT, EPE, os doentes são avaliados em consulta de enfermagem e em consulta médica, tendo acesso igualmente a meios de diagnóstico (Análises, RX e outros Exames que o médico entenda serem necessários), tal qual como no Serviço de Urgência.

A Consulta Aberta é um complemento ao Plano de Contingência à Gripe que se manterá em funcionamento durante a vigência deste Plano e é dirigida a todos os utentes da área geográfica de referência do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE.