Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Semana Ascensão

Visitar a Chamusca é sentir o Coração do Ribatejo - Paulo Queimado

13/05/2023 às 10:02
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A maior feira do concelho da Chamusca está a chegar. A Semana da Ascensão’23 decorre este ano de 13 a 21 de maio e reúne como sempre grandes concertos e espetáculos que prometem animar as nove noites da maior semana do concelho da Chamusca. Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal, fala da semana maior do concelho que agrega todas as paixões culturais e gastronómicas da região.

 

A Semana da Ascensão celebra-se este ano de 13 a 21 de maio. Em que consiste esta feira?

A Semana da Ascensão é o evento cultural, recreativo e empresarial mais importante do nosso concelho. Envolve todas as freguesias, associações ou instituições e atinge o seu auge na quinta-feira de Ascensão, 18 de maio, feriado municipal. São nove dias de partilha, de reencontros de família, amigos e dos nossos emigrantes, que muitas vezes planeiam as suas férias para esta altura, para marcarem presença na maior semana do seu concelho. Quem nos visita por estes dias pode saborear o que melhor se faz em termos gastronómicos no nosso território, assistir a grandes espetáculos musicais, desfrutar das tradicionais mostras de produtos regionais, artesanato, tasquinhas, fado, festa brava, desporto, cultura e especialmente tradição. A Ascensão é também sinónimo de muitas atividades desportivas e de lazer, realizadas um pouco por todo o concelho. A nossa semana maior tem como objetivo a promoção do nosso território a nível social, cultural e empresarial, na qual procuramos mostrar o melhor que temos e o melhor que fazemos no nosso território. É o ponto alto de afirmação da identidade do nosso concelho e das nossas gentes. Nesta semana somos ainda mais o Coração do Ribatejo.

O que é que os visitantes podem esperar da edição deste ano?

Com entrada livre e gratuita a semana maior do concelho da Chamusca agrega todas as paixões culturais e gastronómicas da região e reúne anualmente milhares de visitantes. Em 2022, a vila da Chamusca recebeu, ao longo da Semana da Ascensão, mais de 100 mil visitantes. A expectativa é que, este ano, seja possível manter ou até mesmo superar o número de visitantes do ano passado. Para além de cultura e tradição, a maior semana do nosso concelho da Chamusca representa a promoção do tecido empresarial da região e uma das mostras empresariais mais importantes do território, assim como a promoção do empreendedorismo, como motor sustentável, através da divulgação de atividades e oportunidades de negócio, aproveitando toda a potencialidade da nossa região, para a atração de investimento e dinamização do nosso tecido empresarial.  A maior semana do nosso concelho promete muita diversão com espetáculos de música e de teatro, folclore ou provas desportivas. No programa não vão faltar grandes concertos e espetáculos, atividades equestres e taurinas, com passeios a cavalo e claro a nossa tradicional entrada e corrida toiros na quinta-feira de Ascensão.

A entrada de toiros, na quinta-feira de Ascensão, é um dos momentos mais importantes desta festa…

A Entrada dos Toiros é uma tradição antiga na Chamusca e é o momento alto da Semana da Ascensão, no qual os toiros percorrem a artéria principal da vila desde a antiga cooperativa da Chamusca até à praça de toiros. Só quem já vivenciou este momento pode testemunhar a sensação única que é ver os toiros a correrem pela rua, conduzidos pelos campinos montados nos seus cavalos, cujos soar dos cascos a baterem no solo causam uma das melhores sensações que se pode ter. É neste dia que a vila da Chamusca recebe milhares de aficionados, que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros e vivenciar um espetáculo verdadeiramente mágico e único, numa onda de entusiasmo e de emoção. A entrada de toiros em quinta-feira de espiga é uma recriação de outros tempos, numa época em que a população esperava a chegada dos toiros bravos, que eram trazidos da charneca e das ganadarias do concelho para a vila, para a tradicional corrida de toiros em quinta-feira de Ascensão e para trabalharem nas lides do campo. Nessa altura eram estes animais que puxavam as charruas para lavrar as terras. O dia em que este animais chegavam era sempre um momento alto e emocionante no concelho. A Chamusca tem desde há muitos anos uma grande tradição ligada à tauromaquia, sendo que os primeiros registos que existem remontam ao séc XVII. Neste dia, festejam-se também os dons da terra, com a Tradicional Apanha da Espiga, nos campos da região. A tarde é marcada pela tradicional corrida de toiros na centenária Praça de Toiros da Chamusca. O cartel deste ano promete uma corrida de toiros mista com um cartaz único. Em praça vão estar os cavaleiros António Telles e João Moura JR e o matador Manuel Dias Gomes. A pegar estão os dois grupos da terra, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca. Durante a corrida serão lidados seis toiros da Ganadaria de Manuel Veiga. Serão ainda atribuídos o Troféu Engenheiro Jorge Duque para a melhor pega e o Troféu Dr. João Duque para a Melhor Lide a Cavalo.

Em termos turísticos e gastronómicos o que se pode encontrar no concelho da Chamusca?

Visitar a Chamusca é sentir o Coração do Ribatejo, terra de encantos e tradições que num só território, reúne Charneca, Campina e Lezíria. A diversidade de paisagens com grande valor natural, aliado a um rico património edificado e às tradições, constituem a identidade cultural da nossa região que vale a pena visitar.  O clima quente e o estilo de vida tranquilo cercado pela natureza são o cartão de visita do nosso território.  Por aqui pode descansar nos jardins, passear nos caminhos à beira-rio e partir à descoberta das tradições ancestrais que os chamusquenses ainda preservam. 

Pode ainda descobrir os circuitos turísticos (circuito da Charneca Ribatejana, da Lezíria ao Coração da Charneca, Circuito Borda D’Água, pelas margens do rio Tejo e o Circuito Pedonal Terra Branca), que são uma agradável forma de conhecer o que de melhor a Chamusca tem para oferecer. No nosso concelho a mesa é farta e deliciosa. Ao longo do ano, o território do concelho da Chamusca é palco de diversos eventos relacionados com a gastronomia, assentes nos produtos e nas tradições locais, como por exemplo, o Festival do Cogumelo da Parreira e o Festival das Sopas Ribatejanas de Vale de Cavalos (março), o Festival “Já te dou o arroz” em Ulme (setembro) e o Festival do Frango em Vale de Cavalos (julho).  Há muitos e saborosos motivos para nos visitar, seja durante os eventos, seja em qualquer altura do ano e provar a nossa gastronomia. 

Galeria de Imagens