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28 mar 2024
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TAGUS

Vai ser lançada plataforma para promoção e comercialização dos produtos locais

29/10/2022 às 12:00
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No próximo dia 9 de novembro, no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal vão fazer o lançamento oficial da plataforma de promoção da região e dos seus produtos locais. A Praça do Ribatejo Interior permite albergar os produtos do Ribatejo Interior, disponibilizando-os para venda em qualquer parte do País.

A ideia surgiu em plena situação pandémica de COVID-19, quando os produtores locais enfrentavam dificuldades em escoar a sua produção, devido aos constrangimentos causados pela mesma, que obrigou ao cancelamento de feiras e mercados onde habitualmente marcavam presença, ao encerramento de estabelecimentos de restauração e de lojas, e ao condicionalismo nos horários de mercearias e supermercados.

A Associação de Desenvolvimento Local de Abrantes, Constância e Sardoal, ainda desenvolveu uma campanha de divulgação dos contactos e dos produtos para apelar à população a consumir local, em que os próprios produtores levariam os artigos a casa de cada um, sob o mote “O Ribatejo Interior em sua Casa”.

Dado o aparecimento de novas estratégias de comercialização e com a expansão das vendas online, a TAGUS reconhecendo a qualidade dos produtos do Ribatejo Interior, mas consciente que, isoladamente, os esforços dos pequenos produtores para alcançar potenciais clientes por esta via são demasiado grandes, candidatou-se à operação 10.2.1.4 – cadeias curtas e mercados locais, do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (PDR2020), inserida no Portugal 2020, cofinanciada pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, para permite apoiar estes atores da sua área de intervenção no escoamento das suas produções por e-commerce, fomentando o contacto entre quem produz e quem consome, tornando os produtos mais acessíveis a qualquer parte do país. E assim contribuir para o desenvolvimento da economia regional. Como explica a técnica coordenadora da TAGUS, Conceição Pereira, “as compras online assumiram-se como uma opção, e até se tornou um hábito para muitos consumidores, que preferem esta ferramenta - a plataforma de vendas online - para comprar, porque nunca fecham, podem consultar ou analisar as características dos produtos, encomendar quando têm mais disponibilidade, e recebê-las comodamente em sua casa”.

Para a operacionalização e o sucesso da plataforma, o projeto prevê, também, a aquisição de embalagens e outros materiais, que permitam escoar estes artigos, e uma estratégia de marketing, de modo a fomentar as vendas e a valorização dos mesmos.

O sítio na Internet (https://praca-ri.pt) para a comercialização e promoção dos vinhos, cervejas, licores, azeites, queijos, enchidos, mel e outros doces (como compotas, marmeladas, bolachas, figos confitados, etc.) produzidos em Abrantes, Constância e Sardoal, será apresentado pelas 18h do dia 9 de novembro, no espaço “Cá da Terra”.

Para Conceição Pereira, esta plataforma é também “uma oportunidade para que os pequenos produtores, sem capacidade para entrar em grandes circuitos de distribuição, tenham acesso a outro mercado. É, ainda, uma forma dos consumidores terem acesso aos produtos que são distinguidos em concursos nacionais e internacionais de diferentes temáticas. Recordo, por exemplo, o contacto do conhecido Chef Luís Baena com a TAGUS, no sentido de obter uma referência direta de um produtor nosso, para levar os seus produtos para o restaurante que, naquela altura, iria abrir em Londres”.