Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
CHMT

Unidade Local de Saúde no Médio Tejo confere “maior capacidade de resposta” - administrador

27/04/2023 às 19:55
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A anunciada criação de uma Unidade Local de Saúde (ULS) no Médio Tejo, agregando os cuidados de saúde primários e os hospitalares, vai conferir uma “maior e mais célere capacidade de resposta” à população, disse hoje a administração hospitalar.

“Aquilo que no imediato a população mais irá sentir é uma maior capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS), dos centros de saúde (ACES Médio Tejo) e do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) àquilo que são as suas necessidades”, disse à Lusa Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração (CA) do CHMT, tendo elogiado as virtudes do novo modelo organizacional, em que se pretende que a “vantagem competitiva seja a qualidade”.

Segundo o gestor hospitalar do CHMT, reconduzido esta semana no cargo, “o rápido acesso aos diversos atos clínicos irá ser a vantagem mais rapidamente visível”, tendo apontado uma “maior facilidade e celeridade” na obtenção de consultas e realização de exames ou ainda na redução substancial das listas de espera para cirurgias.  

A nova ULS Médio Tejo vai resultar da fusão do ACES Médio Tejo e do CHMT e deixar a cargo de uma única organização, com órgãos de gestão e administração conjunta, a gestão dos cuidados de saúde primários e os cuidados de saúde hospitalares na região, anunciou esta semana a Direção Executiva (DE) do SNS.

Em comunicado, a administração do CHMT deu conta que, “nos próximos meses, se perspetiva a realização prévia de um conjunto de trabalhos de preparação, entre o Centro Hospitalar juntamente com o Agrupamento de Centros de Saúde e as autarquias do Médio Tejo, com vista à elaboração de todos os normativos e estudos necessários para esta reforma organizacional”.

Para Casimiro Ramos, a constituição de uma ULS no Médio Tejo “representa um enorme desafio para a instituição, para os seus profissionais e para a região, perspetivando-se uma lógica de cuidados de saúde efetivamente integrados e coordenados, centrados no utente, e com naturais ganhos ao nível da eficácia, eficiência e acesso”.

O calendário da criação da ULS Médio Tejo “decorre durante as próximas 10 semanas, conforme definido pela DE-SNS, cabendo ao CA do CHMT e ao ACES dar-lhe cumprimento, em articulação e com o contributo de todos os intervenientes e parceiros”, referiu ainda o gestor.

Casimiro Ramos foi reconduzido na presidência do novo CA do CHMT, que integra as unidades de Abrantes, Tomar e Torres Novas, tendo sido nomeado por um período de três anos, com efeitos a 21 de abril, anunciou o Governo.

O Conselho de Administração do CHMT é presidido por Casimiro Ramos, sendo Diretor Clínico o médico Carlos Luís Lousada. Maria da Piedade Pinto é a Enfermeira Diretora. Carla Oliveira e Carlos Gil são vogais executivos, ficando a primeira com o pelouro financeiro.

O novo Conselho de Administração foi designado por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças, por proposta do Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, para um mandato de três anos.

Lusa