Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Berlim

Turismo do Centro congratula-se por vitórias da região em prémios de turismo

7/03/2024 às 14:53
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Dois projetos do Centro de Portugal foram distinguidos, na noite de ontem, na ITB Berlim, uma das maiores feiras de turismo a nível mundial. Os Passadiços do Mondego e "A Última Rota da Transumância em Castro Daire" destacaram-se nas respetivas categorias, sendo premiados ontem à noite numa cerimónia na capital alemã.

A Turismo Centro de Portugal “orgulha-se de felicitar os municípios da Guarda e de Castro Daire por estas conquistas, que refletem o compromisso da região com o desenvolvimento turístico e a sustentabilidade”.

 

Passadiços do Mondego vencedores nos World Travel Awards

Os "Passadiços do Mondego" conquistaram o prémio de "Projeto Líder de Desenvolvimento do Turismo 2024" na Gala Europeia dos World Travel Awards, realizada no The Ritz Carlton, em Berlim. Este é um marco histórico, uma vez que é a primeira vez que um projeto da região Centro vence estes prestigiados prémios, considerados os "Óscares" do Turismo.

Inaugurados em novembro de 2022, os Passadiços do Mondego oferecem um percurso de 12 quilómetros num território que integra o Parque Natural da Serra da Estrela e o Estrela Geopark Mundial da UNESCO, destacando-se por um percurso de 12 quilómetros entre cascatas, levadas e moinhos. Desde a sua abertura já passaram por esta atração turística mais de 130 mil pessoas.

 

Última Rota da Transumância em Castro Daire vence nos Destinos Verdes

"A Última Rota da Transumância em Castro Daire" foi reconhecida como uma das histórias mais inspiradoras para o desenvolvimento do turismo sustentável, nos "Green Destinations - Top 100 Story Awards" (“Destinos Verdes – Prémios Top 100 Histórias”), também revelados no ITB Berlim. Estes prémios destacam as iniciativas mais inspiradoras para o desenvolvimento do turismo sustentável, a partir das histórias submetidas à competição anual em diversas categorias.

O Município de Castro Daire conquistou o 1.º lugar na categoria "Cultura e Tradição", com a história que incide na recriação anual da tradição ancestral da transumância, em que os rebanhos e os seus pastores se deslocam entre a Serra da Estrela e a Serra do Montemuro. Este ano, o evento “A Última Rota da Transumância” terá lugar nas datas de 24 a 30 de junho, com a recriação da subida à Serra, e a 24 de agosto, com a descida da Serra.

 

Dois símbolos da inovação da região

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, felicita os municípios vencedores. “Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento internacional alcançado pelos Passadiços do Mondego e por 'A Última Rota da Transumância em Castro Daire'. Estes prémios distinguem não apenas os projetos em si, e o esforço dos seus municípios, mas são, cada vez mais, dois símbolos da dedicação, inovação e sustentabilidade que caracterizam a oferta turística da região Centro de Portugal”, elogia.

“Parabéns aos municípios da Guarda e de Castro Daire por este feito extraordinário e por proporcionarem experiências únicas para os visitantes. A Turismo Centro de Portugal congratula-se com estas conquistas notáveis e reafirma o seu compromisso em promover a região como um destino turístico de excelência”, conclui Raul Almeida.