Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

Tancos: General Rovisco Duarte “estranha” demora dos resultados dos processos no caso dos paióis de Tancos | COM SOM

13/10/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Tiveram lugar esta sexta-feira, dia 13 de outubro, as Cerimónias Comemorativas dos 370 anos da Arma de Engenharia e dos 205 anos do Regimento de Engenharia Nº1. As cerimónias, que decorreram no Regimento e Engenharia 1, em Tancos, foram presididas pelo Chefe do Estado Maior do Exército (CEME), General Rovisco Duarte.

No seu discurso, o CEME referiu o “incidente” ocorrido no Paiol de Tancos. “Nas comemorações do ano transato, estávamos longe de imaginar o incidente que viria a acontecer no Paiol de Tancos. “Este incidente atingiu particularmente o Regimento de Engenharia Nº1”, disse.

O desinvestimento do Estado Português e os cortes significativos nos orçamentos do Exército também foram apontados pelo General, que afirmou que “todos sabemos que os orçamentos do Exército nos últimos anos, foram caracterizados por cortes significativos, compreendidos como o contributo do ramo para a difícil situação em que Portugal se encontrava. O desinvestimento levou a que só se verificasse o desenvolvimento possível, abaixo do necessário, com custos e consequências que foram geridos de forma ao Exército cumprir as missões”.

O Chefe do Estado Maior do Exército disse ainda que “sabemos que o incidente resulta de situações cuja resolução se tem arrastado eternamente. É verdade que abalou a credibilidade e prestígio conquistados com muito sacrifício. É um facto que não podemos ignorar e que estamos a corrigir. Quero-vos informar, com toda a minha convicção, que o Exército fez o que tinha a fazer após o incidente. Colaborou e colabora de forma transparente com as entidades competentes. Procedeu de forma célere aos processos de averiguações que tinha de proceder e agiu oportunamente em conformidade com as suas conclusões. Por isso, aguardamos serenamente o resultado dos processos de âmbito criminal que estão a decorrer na Polícia Judiciária, se bem que se estranhe esta demora”.

“No decorrer do esvaziamento dos paióis de Tancos, em curso, a área liberta terá que ser englobada na solução que deva ser considerada quanto à eventual deslocalização, para Tancos, de unidades da Força Aérea Portuguesa”, avançou o General Rovisco Duarte.