Já está em funcionamento o novo espaço de coworking em Mação e chega com um novo conceito.
Localizado no centro da vila de Mação, o sUMação é um espaço multifuncional que disponibiliza aos empreendedores e nómadas digitais da região espaços fixos de secretária, espaços de cowork, espaços popup/ display de produtos, domiciliação fiscal e aluguer de espaços para eventos, formações e reuniões.
Muito mais do que um Cowork rural, o sUMação Cowork é um conceito inovador que nos foi explicado pelo empreendedor Rui Santos.
Trata-se de “um cowork inserido numa vila do interior, e, território de baixa densidade”, começa por dizer. Rui Santos reconheceu que “só cowork, por si, nunca na vida conseguiria funcionar”. Portanto, “houve aqui uma necessidade de integrar e adaptar a um conceito novo a que eu chamo de cowork rural, ou até uma concept store rural”.
Com este espaço, Rui Santos e os parceiros pretendem “que quem queira vir para cá trabalhar tenha um espaço agradável e, ao mesmo tempo, que as pessoas da vila tenham oportunidade de usufruir da experiência e ainda integrar as pessoas que vêm para cá”.
O concelho de Mação já tem uma comunidade “que não é de cá mas está cá a residir e que já cá estão a trabalhar e a forma que eu encontrei de não fechar isto à comunidade foi ter um espaço onde as pessoas podem entrar, tomar um café, ler ou comprar um livro, comprar vinhos e outros produtos da região”. Durante a semana “há uma distribuição de pão por uma padaria do Entroncamento, a Padaria Boroa, com pão de fermentação lenta e que é nossa parceira. Os livros são da livraria 100.ª Página, de Braga, que também se juntou ao conceito, os vinhos são do Simon Broad, uma pessoa que vive em Mação e é co-proprietário da empresa Ten Green Bottles... portanto, tentou-se integrar uma forma de quem trabalha e não é de cá, que comunique e tenha um relacionamento mais próximo com a comunidade”.
O sUMação já tem atividades agendadas por clientes que alugam o espaço “para wokshops, team building, formações ou um outro qualquer evento”.
Rui Santos revela que a procura do espaço “está a ser excelente”. Dos seis espaços fixos de secretária, “já só temos dois disponíveis”. Existem ainda oito espaços de cowork, quatro espaços popup/ display de produtos. A sUMação disponibiliza ainda a possibilidade de domiciliação fiscal.
Muito mais do que um Cowork rural, o sUMação Cowork é um conceito que une trabalho, cultura, arte, eventos e comunidade.
Rui Santos é consultor têxtil, com trabalho internacional, tendo em 2018 decidido viver na vila de Mação. A partir daí tem vindo a desenvolver atividade como Gestor de Comunidade na Associação Rural Move.
“Este é um espaço que se pretende dinâmico e colaborativo, com o principal objetivo de melhorar a qualidade de vida e bem-estar social no território de Mação, incentivando a integração, o empreendedorismo e as experiências sociais”.
Para quem entra na sUMação, não se admire se a língua que ouvir falar for o inglês. É que o espaço está a ser procurado “por trabalhadores remotos, nem todos estrangeiros”.
Na inauguração, que teve lugar no dia 7 de setembro, esteve o vereador da Câmara de Mação, Vasco Marques, que falou das primeiras impressões do espaço que considera “excelente” e reconheceu que já fazia falta em Mação. “Vai ao encontro de uma necessidade que há havíamos verificado” pois, adianta, “há novos negócios e novas pessoas que vieram residir para Mação e que procuravam aqui um local onde pudessem juntar um pouco da cultura que trouxeram, um espaço onde houvesse Mação. Um local onde pudessem receber o mundo que vem até Mação e projetar Mação para o mundo”. E no sUMação “temos produtos de Mação, temos pessoas de Mação e temos pessoas de outros locais que optaram por fazer a sua vida em Mação. Neste espaço têm condições para trabalhar, para reunir ou receber mas, ao mesmo tempo, para mostrar os nossos produtos e o que é Mação a quem visita este espaço”.
Vasco Marques admitiu que irá “reencaminhar para aqui aqueles que até agora nos têm abordado no sentido de procurar algo que hoje já existe em Mação”. O vereador disse ainda que “o que mais me agrada é que não é um escritório nem um simples local de trabalho”. Para o autarca, o sUMação “é um espaço decorado com muito bom gosto, um espaço bonito onde quase que dá para fazer lazer”.
Quanto a atividades já agendadas, no dia 21 de setembro, das 14 às 18 horas, irá ter lugar a oficina “Com quantas dobras se faz um livro?”, Com Pri Ballarin. A participação tem um custo de 30 euros. Já no dia 28 de setembro, das 10H30 às 14 horas, vai realizar-se a oficina “Alimentação Vegan e Natural”, com Rute Pinheiro. As inscrições têm um custo de 40 euros, inclui almoço e um PDF com receitas e podem ser efetuadas através do email contacto@sumacaocoworking.pt.