Pesquisar notícia
sexta,
09 dez 2022
PUB
Religião

Sistema de videovigilância no Santuário de Fátima com autorização renovada

7/11/2022 às 14:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Créditos: Eclésia

A secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, emitiu um despacho que renova a autorização da utilização do sistema de videovigilância no Santuário de Fátima e área envolvente, cujo teor foi hoje publicado em Diário da República.

O despacho, assinado no dia 28 de outubro, renova a autorização da utilização do sistema composto por 11 câmaras, por um período de três anos, contados a partir da próxima quarta-feira.

A renovação foi pedida pelo comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, e o sistema tem como entidade responsável pela sua gestão o Destacamento Territorial de Tomar da GNR, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana.

De acordo com o despacho, “sempre que se verifique uma situação de perigo concreto para a segurança de pessoas e bens é permitida a captação e gravação de som” e “as câmaras devem ser direcionadas de molde a não captarem e não gravarem imagens nos locais mais reservados de oração, como o interior de igrejas, capelas e espaços de devoção”.

“Deverá ser efetuado o barramento dos locais privados, impedindo a visualização de, designadamente, portas, janelas e varandas”, ao mesmo tempo que não é permitida a utilização de câmaras ocultas.

Todas as operações devem ser objeto de registo e “os relatórios de registo devem reportar todas as anomalias detetadas e devem ser arquivadas por um período mínimo de dois anos”.

Lusa

Palavras chave:
Religião Fátima