Pesquisar notícia
terça,
31 jan 2023
PUB
Sertã

Roteiro Religioso do Concelho apresentado como “obra pioneira” na região

7/10/2022 às 11:09
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Roteiro Religioso do Concelho da Sertã foi apresentado no passado dia 27 de setembro, na Igreja Paroquial do Nesperal. Esta sessão, englobada nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, contou com a presença de vários convidados e da população local.

O momento simbólico da edição foi aproveitado pelo presidente do Município da Sertã para destacar “a importância deste trabalho, que reforça e potencia a aposta do executivo autárquico no turismo e na divulgação, defesa e salvaguarda do património religioso e cultural do concelho”.

Sublinhando “a qualidade gráfica e visual do roteiro e o seu rigor histórico e científico”, Carlos Miranda não tem dúvidas em afirmar que a Sertã “possui agora um instrumento muito útil e que cumpre a importante missão de dar a conhecer, não só aos turistas, mas a toda a população em geral, a riqueza e singularidade guardada nas nossas igrejas e capelas”. O presidente do Município da Sertã justificou também a escolha da Igreja Paroquial do Nesperal para esta sessão solene, classificando-a como “um dos nossos maiores tesouros artísticos” e lançando o repto para que “todos possam agora conhecer melhor os 79 templos religiosos existentes no concelho”.

Rui Pedro Lopes, responsável pela elaboração do roteiro, fez uma apresentação geral do documento e explicou os motivos subjacentes à sua edição. Lembrou ainda a “relevância deste tipo de publicações”, que “nos convocam a olhar mais de perto e com outra atenção para o nosso património”. Para o jornalista e investigador, os templos religiosos são “uma das expressões máximas da fé de uma população” e, portanto, não “estamos apenas diante de um objeto artístico, mas de um símbolo, que encerra uma história e tem um significado para a comunidade que o edificou”.

De acordo com informação do Município da Sertã, nesta cerimónia também esteve o

padre Francisco Valente, presidente da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, salientou o “pioneirismo desta obra do Município da Sertã” e felicitou “o trabalho desenvolvido, que é uma ótima fonte de inspiração para outras publicações do género que se possam seguir por toda a Diocese”. O Pe. Francisco Valente lembrou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela comissão a que preside na inventariação e referenciação do património religioso da diocese, procurando reuni-lo na plataforma «Carta Diocesana do Património Religioso». Além disso, de acordo com a mesma nota, “pretendemos fazer algumas publicações, que visem divulgar o valioso espólio existente nas igrejas e capelas da Diocese”. O presidente da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Portalegre-Castelo Branco deixou ainda palavras elogiosas ao “património religioso do concelho da Sertã”, entrevendo a possibilidade de futuramente poderem surgir novas publicações centradas no “espólio artístico, retabular ou azulejar” dos templos da região.

O Roteiro Religioso do Concelho da Sertã pode ser adquirido (3,51€) no Posto de Turismo, situado na Vila da Sertã.

Galeria de Imagens

Palavras chave:
Sertã Religião