Pesquisar notícia
terça,
30 abr 2024
PUB
Turismo

Rio Zêzere recebe remadores internacionais em mais uma edição do Portugal Rowing Tour

25/07/2023 às 12:22
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Nos dias de 10 a 13 de agosto, durante a edição de 2023 do Portugal Rowing Tour, um grupo de 40 remadores de cinco países da Europa irão descobrir o território do Rio Zêzere. Nesta iniciativa os participantes vão remar em águas de: Abrantes, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande e Sertã.

O Portugal Rowing Tour, é um evento anual de remo de lazer, organizado desde 2008 pelo Ginásio Clube Figueirense, com o apoio do Turismo Centro de Portugal, que atrai remadores de várias nacionalidades ao país. Durante a sua estadia, os participantes, amigos e familiares aliam a prática do remo e a descoberta do património natural, cultural e gastronómico da região onde os circuitos acontecem.

O circuito de 2023 deste encontro é constituído por quatro etapas, que levarão os participantes a vários locais emblemáticos do Rio Zêzere, como as albufeiras de Castelo de Bode e do Cabril, o Lago Azul, a Praia Fluvial do Trízio e a Foz do Alge. No total, os participantes remarão cerca de 60 quilómetros. O programa inclui também um passeio pedestre em Pedrogão Pequeno.

Rute Costa, diretora do Portugal Rowing Tour, destaca o enorme interesse que o evento desperta todos os anos internacionalmente “as inscrições já estão encerradas, uma vez que foi atingido o limite máximo de 40 participantes, à semelhança do que tem sucedido todos os anos. A rapidez do preenchimento das inscrições, maioritariamente por parte de remadores estrangeiros, comprova o sucesso desta iniciativa, ano após ano. Em 2023 temos uma grande comitiva de participantes ingleses, mas também holandeses, luxemburgueses e suecos, além de portugueses. Acreditamos que vai ser mais um Rowing Tour de sucesso e que as experiências proporcionadas a estes participantes serão uma mais-valia para a promoção do território do Centro de Portugal e do turismo náutico na região”.

Por outro lado, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, explica que “o Portugal Rowing Tour é um exemplo de valorização do turismo ativo na nossa região. Modalidades como o remo de lazer encaixam na perfeição na estratégia do Turismo Centro de Portugal e reforçam predisposição desta região para receber eventos desportivos, nomeadamente com ligação à agua. É um eixo de promoção, nacional e internacional, muito importante para a região, em especial nos territórios de baixa densidade, como é o caso do Zêzere. Ao utilizar espelhos de água como Castelo de Bode e Cabril, assim como os equipamentos hoteleiros dos municípios abrangidos, promove de forma efetiva este território enquanto destino”.

Este evento segue um modelo com grande expansão na Europa, onde existem mais de dois milhões de praticantes, e do qual o Ginásio Figueirense e o Turismo Centro de Portugal foram precursores em Portugal.

Ao longo das suas edições, o Portugal Rowing Tour já explorou as águas dos rios Mondego, Zêzere, Douro, Tejo e da Ria de Aveiro.

Jade Garcia

Galeria de Imagens