Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Ferreira Zêzere

Praga de escaravelhos da palmeira detetada no concelho

6/03/2024 às 15:18
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara de Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, vai iniciar hoje "medidas de luta contra a praga do escaravelho da palmeira" através de um tratamento preventivo com recurso a inseticida, anunciou a autarquia.

O escaravelho-vermelho (Rhynchophorus ferrugineus) foi detetado em Ferreira do Zêzere e é considerado uma praga que coloca em risco as palmeiras, em particular a espécie Phoenix canariensis (palmeira das Canárias), pelo que a autarquia anunciou esta ação preventiva, que vai decorrer durante seis meses com a aplicação, na primeira quarta-feira de cada mês, de um produto fitofarmacêutico em todas as palmeiras pertencentes ao município.

"Solicita-se à população residente nas áreas envolventes especial precaução, nomeadamente à manutenção das janelas e portas das habitações fechadas durante o período de tratamento e com os animais de estimação nos dias seguintes à aplicação do produto fitofarmacêutico", indica a Câmara Municipal em nota de imprensa.

Os sintomas mais frequentes do ataque deste inseto são “folhas desprendidas da coroa, orifícios e galerias na base das folhas, podendo conter larvas e casulos, e coroa desguarnecida no topo ou um aspeto achatado".

Lusa