Pesquisar notícia
terça,
16 jul 2024
PUB
Saramago

Politécnico de Tomar e Fundação José Saramago assinalam centenário do escritor com conferência

6/11/2023 às 14:59
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento do escritor José Saramago, o Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (Techn&Art) do Instituto Politécnico de Tomar e a Fundação José Saramago vão promover uma conferência na próxima sexta-feira, dia 10 de novembro.

A Conferência, intitulada «As gentes e as paisagens da Azinhaga: nos caminhos de Saramago», vai decorrer nas instalações da Fundação José Saramago, na Azinhaga, na vila da Golegã, a partir das 14:30 horas.

O programa do evento inclui quatro intervenções. “A Azinhaga de Saramago: potencialidades para o turismo local” é a palestra que dá início ao ciclo de exposições do evento e será orientada por João Tomaz Simões, docente do IPT e membro do Techn&Art.

O legado do vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998 será ainda analisado de uma forma inovadora, no âmbito do Projeto Projeto MAS, com as apresentações de Luís Carreira dos Santos que vai focar, na sua palestra, o tema “As paisagens que nos ligam às Pequenas Memórias”, seguida da intervenção de Maria Barras Romana e Ana do Carmo, intitulada “Das Pequenas Memórias pela Azinhaga de Saramago: os livros impresso e digital”, e de João Miguel Cordeiro e Júlio Silva em “O audiovisual como suporte de memória: curtas-metragens documentais no contexto do projeto MAS”.

A conferência inclui ainda a antestreia de curtas-metragens também realizadas a partir do único texto autobiográfico de Saramago, assim como o lançamento do livro «Das pequenas Memórias de Saramago. Roteiros de Memória».

A participação neste evento é livre, requer inscrição prévia e é limitada à lotação do espaço e confere a atribuição de certificado de participação. Pode proceder à sua inscrição através do link: https://forms.office.com/e/HyhUZd1zZ8