Pesquisar notícia
domingo,
26 mai 2024
PUB
Economia

Nersant e Medway assinam protocolo em ação de proximidade empresarial (C/ Áudio)

15/04/2024 às 15:25
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém realizou na passada sexta-feira, dia 12 de abril, uma visita à empresa Medway, sediada no Entroncamento. Esta visita insere-se na “estratégia de proximidade e promoção das empresas associadas, sendo um passo importante na dinamização e fortalecimento do tecido empresarial da região”. A empresa, que está a investir mais de 80 milhões de euros, firmou na ocasião um protocolo de colaboração com a NERSANT para a concessão de condições especiais aos associados.

O evento contou com a participação de diversas empresas locais, representantes da academia e poder locais, evidenciando o compromisso e interesse em fortalecer as relações entre os setores empresarial, académico e público.

O presidente da Direção da NERSANT agradeceu o acolhimento da Medway, referindo que “as empresas são a roda motriz da economia, congratulando todas as empresas que têm sonhos e que os transformam em realidades, acrescentando valor aos territórios”. António Pedroso Leal registou ainda com agrado “a presença da academia local”, nomeadamente o Instituto Politécnico de Tomar e o Instituto Politécnico de Santarém, bem como do “poder local”, representado pela presença dos presidentes de Junta de Riachos e Entroncamento, para além das “empresas e banca que se juntaram a nós nesta visita”, enfatizando que é este, também, o papel da NERSANT: “criar oportunidades para a criação de sinergias entre os diversos atores da região”. O presidente da Medway, Carlos Vasconcelos, agradeceu a oportunidade de dar a conhecer a empresa à comunidade da região, passando a palavra a João Galante, diretor da Medway na área de Terminais, para a apresentação da empresa.

Após a apresentação, a comitiva teve a oportunidade de conhecer as instalações e terminal da Medway, bem como as suas operações e estratégias de negócio, numa ocasião enriquecedora e promotora de sinergias e possíveis colaborações futuras.

 

Protocolo entre a NERSANT e a Medway confere descontos aos associados

Durante a visita, foi assinado um protocolo de colaboração entre a NERSANT e a Medway. Este acordo representa um marco na relação entre ambas as entidades, estabelecendo vantagens concretas para as empresas associadas da NERSANT. No âmbito do protocolo, a Medway compromete-se a disponibilizar um desconto de 10% sobre os serviços, com exceção dos serviços de handling, às empresas associadas e respetivos colaboradores. Esta parceria proporciona às empresas associadas acesso privilegiado a serviços de transporte e logística, contribuindo para a otimização dos seus processos e para a redução de custos operacionais.

A NERSANT reafirma, desta forma, “o seu compromisso em apoiar e promover o crescimento das empresas associadas”, através de iniciativas como esta visita à Medway e a celebração deste protocolo de colaboração. A proximidade entre a associação e as empresas “é fundamental para impulsionar o desenvolvimento económico da região de Santarém”.

Em declarações à Antena Livre, António Pedroso Leal, presidente da Nersant, explicou do que consta o acordo e quais as mais valias.

António Pedroso Leal, presidente da Nersant 

Medway vai trazer de regresso a indústria ferroviária ao Entroncamento

A Medway, empresa especializada no transporte de mercadorias, logística e serviços de alfândega, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento económico da região, contribuindo para a criação de emprego e para a dinamização do setor logístico instalado no Entroncamento / Riachos (Torres Novas). Com cerca 220.000m2 – incluindo 6.000m2 de área coberta –, capacidade para 7.000teu (Unidade Equivalente a Vinte Pés), parqueamento de matérias perigosas e três linhas ferroviárias, a empresa, que tem cerca de 20 colaboradores nestas instalações da região, está a investir mais de 80 milhões de euros no norte do país, onde deverá nascer, no início do 2026 “o maior terminal de porto seco da Península Ibérica”. Para a região, está previsto um investimento na mesma ordem de valores, para a criação, no polo industrial do Entroncamento, de oficinas de manutenção, reparação e construção de material ferroviário e que deverá criar mais de 400 postos de trabalho.

Carlos Vasconcelos é o presidente da Medway e confirmou à Antena Livre que a empresa vai investir numa oficina de reparação de locomotivas e uma fábrica para construção de vagões. Será o regresso da indústria ferroviária ao Entroncamento. O presidente da empresa começou por comentar o protocolo assinado.

Carlos Vasconcelos, presidente da Medway

De referir que a Medway desenvolve a atividade de exploração de terminais rodoferroviários, movimentação de cargas, manuseamento e parqueamento de contentores, armazenamento de bens e mercadorias, prestação de serviços de natureza logística, entre outros serviços na área do transporte.

Galeria de Imagens