Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
CHMT

Maternidade de Abrantes sem interrupções a partir de 1 de junho

30/05/2023 às 09:13
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e o Bloco de Partos do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), localizado na Unidade de Abrantes, vai estar a funcionar em pleno durante os três meses de verão. O anuncio oficial foi feito na manhã desta terça-feira, 30 de maio, pelo CHMT. Assim, a partir da próxima quinta-feira, 1 de junho, “a assistência às grávidas e doentes ginecológicas será assegurada pelo CHMT sem quaisquer interrupções, nomeadamente aquelas que vigoraram ao fim de semana desde o início do ano por deliberação da Direção Executiva do SNS”.

De notar que a maternidade do CHMT é uma das quatro unidades da região de Lisboa e Vale do Tejo que estará a operar sem constrangimentos, sete dias por semana, 24 horas por dia, durante todo o período do Verão.

Na mesma informação o CHMT refere que “o esforço dos profissionais que integram o Serviço de Ginecologia Obstetrícia do CHMT, e também dos médicos prestadores de serviço externos que colaboram regularmente com a Maternidade de Abrantes do CHMT, foi determinante para a decisão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) que determinou que a Unidade de Abrantes do CHMT assegura todas as condições para prestar assistência ininterrupta às utentes.”

De acordo com Casimiro Ramos, “a Direção de Serviço e todos os profissionais da equipa de Ginecologia-Obstetrícia do CHMT fizeram um grande esforço de planeamento e de serviço público para garantir os meios humanos necessários para que este verão a Maternidade de Abrantes esteja em pleno funcionamento, garantindo o acesso a todas as mulheres que precisem de uma resposta para nascer em segurança no SNS”. O presidente do Conselho de Administração do CHMT destaca ainda que “a Maternidade de Abrantes do CHMT diferencia-se igualmente pela componente do parto humanizado e condições de conforto que oferece às parturientes”, destaca o gestor.

No próximo trimestre, o CHMT vai continuar a cooperar em estreita articulação e partilhar recursos com o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) – cuja maternidade localizada em Caldas da Rainha estará temporariamente encerrada – e com o Hospital Distrital de Santarém. O CHMT opera também em rede com o Centro Hospitalar de Leiria (CHL), na filosofia virtuosa da operação em rede do SNS.

Os Serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do CHMT vão garantir quinzenalmente, assistência às utentes servidas pelo Hospital Distrital de Santarém, instituição que, no próximo trimestre, manterá em vigor o plano de contingência em vigor desde 1 de janeiro, encerrando de forma programada aos finais de semana.