Pesquisar notícia
sábado,
30 nov 2024
PUB

Médio Tejo Março é mês da Proteção Civil

1/03/2023 às 12:09
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Mês de março assume-se, na região do Médio Tejo, como o mês da Proteção Civil. Apesar do Dia Mundial da Proteção Civil ser celebrado anualmente a 1 de março, a região vai ter um mês de atividades em todos os concelhos.

O dia 1 de março é o Dia Mundial da Proteção Civil já que foi nesta data que entrou em vigor a Constituição desta organização. A Proteção Civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente. 

Em Portugal comemora-se a data oficialmente como Dia da Proteção Civil a 1 de março sendo uma efeméride criada por despacho de 21 de fevereiro de 2008 do então ministro da Administração Interna, Rui Pereira.

Há por isso ações em todo o país sendo que distrito a distrito ou região a região são diversas as atividades desenvolvidas por forma a sensibilizar a população.

No Médio Tejo a Comunidade Intermunicipal e o, recentemente criado, Comando Sub Regional de Emergência e Proteção Civil arrancam com um mês de atividades nos 11 concelhos desta região. Entre exposições de equipamentos, simulacros, exercícios e ações culturais, será um mês com promoção desta organização que junta uma mão cheia de entidades de socorro, emergência e apoio à população no caso de catástrofes.

Neste dia 1 de março Abrantes, Alcanena e Ferreira do Zêzere têm exposições de meios da Proteção Civil e em Ourém aconteceu um simulacro de incêndio. Em Abrantes a exposição dos meios da Proteção Civil acontece dias 1 e 2 de março na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, na Herdade da Murteira (Mouriscas) que, recorde-se, tem um curso profissional de bombeiro.

No dia 5, às 15 horas, Constância recebe a exibição da peça de Teatro Queimas dos Queimados, que volta à cena em Mação no dia 17, pelas 21 horas, e em Torres Novas no dia 19, pelas 16 horas.

Depois há ainda um conjunto de exercícios. No dia 6, em Ourém, acontecerá um simulacro de incêndio, no dia 8, em Torres Novas, um simulacro de sismo em multicenário, no 15, em Ferreira do Zêzere, será simulado um acidente industrial e no dia 17, em Vila Nova da Barquinha, a Escola Ciência Viva terá a simulação de um incêndio. Neste âmbito haverá ainda uma simulação de acidente rodoviário, no Entroncamento, no dia 25, uma formação em suporte básico de vida, em Torres Novas, no dia 26 e uma simulação de evacuação da escola de Sardoal, no dia 29.

A exposição de Meios da Proteção Civil acontecerá também nos concelhos de Tomar (dia 22), Sardoal (dia 28) e Vila Nova da Barquinha (dia 31).

De notar que em Alcanena no dia 18 será realizado o exercício “Aldeia segura pessoas seguras” e no dia 24, em Ferreira do Zêzere, acontecerá uma conferência sobre Proteção Civil.