Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
ANEPC

Sardoal: Incêndio em Alcaravela, que mobilizou 150 operacionais, está em resolução (ATUALIZADA)

20/10/2021 às 14:24
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DR

O incêndio que deflagrou próximo de Presa, freguesia de Alcaravela, foi dado como em resolução cerca das 14:50. O fogo que começou às 12:50, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), teve a ignição na zona da Rosamana (Presa) e ganhou proporções elevadas, tendo a Proteção Civil acionado muitos meios para o teatro de operações.

De acordo com os dados disponíveis às 14:15, quando o incêndio ainda não estava controlado, estavam no terreno 141 operacionais apoiados por 37 viaturas e seis meios aéreos: quatro aviões e dois helicópteros.

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal e responsável pela Proteção Civil Municipal, tinha referido à Antena Livre, pouco depois das 14 horas, que o fogo estava a "ceder aos meios", mas nessa altura ainda não podia ser dados como circunscrito ou em resolução. O fogo começou perto da aldeia da Presa, freguesia de Alcaravela. De acordo com o autarca o fogo evoluiu pela encosta da Serra de Alcaravela em zonas de acessos muito complicados onde os meios aéreos são fundamentais para atacar as chamas.

Às 14:50 o fogo estava, de acordo com a página da ANEPC, em resolução e já se verificava a desmobilização de alguns meios.

Apesar de estarmos em outubro os dias estão ainda muito quentes e algumas zonas do país estão em zona amarela ou laranja no risco de ocorrência de incêndios rurais e as autoridades continuam a alertar para a necessidade da autorização para a realização de queimas ou queimadas, particularmente numa altura que começa o período da apanha da azeitona, o que leva muito mais pessoas para as zonas rurais.

(Atualizada às 15:05)