Invasoras ICNF alerta para nova espécie de vespa invasora
O alerta STOP vespa soror foi divulgado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) este sexta-feira com apelo à rapidez na deteção para poder ser facilitada a contenção.
De acordo com a publicação do ICNF “investigadores da Universidade de Oviedo revelaram recentemente a deteção de quatro exemplares de Vespa soror, nas Astúrias.”
Trata-se de mais uma espécie invasora asiática, que é maior que a velutina e em que as obreiras podem pode atingir 35 mm. De acordo com o instituto esta vespa soror é “particularmente agressiva na defesa do ninho e na caça a outros insetos. Preda sobretudo insetos, desde abelhas a louva-deus, mas também lagartixas.”
O ICNF indica já ter alertado toda a rede de interlocutores municipais da plataforma STOPVespa para a necessidade de deteção e reporte da ocorrência desta e de outras potenciais vespas invasoras.
De acordo com o ICNF pede a atenção e deteção da vespa orientalis: de tamanho médio, um pouco maior do que a vespa-velutina, mas mais pequena do que a nativa vespa-europeia Vespa crabro; da vespa bicolor: presente no sul de Espanha; ou da vespa soror.
Ainda segundo o ICNF o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), no caso de indivíduos suspeitos de pertencerem a estas novas espécies, irá disponibilizar o serviço de envio de possíveis exemplares para identificação, livre de custos no âmbito do “Plano Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal”.
O ICNF indica ainda que na imagem divulgada apenas a Vespa crabro é indígena, ou seja, faz parte da biodiversidade do território Português.