Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Santarém

Hospital implementa Hospital de Dia de Patologia do Sono

17/08/2023 às 16:49
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No passado mês de junho, foi iniciado no Hospital Distrital de Santarém (HDS) o projeto piloto do Hospital de Dia de Patologia do Sono. Este projeto, que integra a consulta de Enfermagem e a consulta de seguimento de ventilação não invasiva (VNI) realizada pelo técnico de diagnóstico e terapêutica (TSDT) de cardiopneumologia, visa acompanhar os doentes da Consulta de Patologia do Sono sob terapia com dispositivos de VNI domiciliária.

De acordo com Gustavo Reis, diretor do Serviço de Pneumologia do HDS, a apneia obstrutiva do sono é atualmente considerada um problema de saúde pública, devido à sua prevalência, consequências clínicas e risco rodoviário. Segundo o responsável, “a implementação do Hospital de Dia de Patologia do Sono promove a proximidade do utente à instituição e à equipa de profissionais de saúde envolvidos”.

As sessões de Hospital de Dia são personalizadas, dando resposta às necessidades do doente na sua individualidade. “O principal objetivo do projeto é promover a literacia em saúde e melhorar a adaptação dos utentes às terapias instituídas, através de um acompanhamento regular e humanizado, contemplando reforço motivacional, informação relativa à terapia e seus benefícios e esclarecimento de eventuais dúvidas”, aponta Gustavo Reis.

Segundo Eva Rodrigues, TSDT de cardiopneumologia, em cada sessão de Hospital de Dia é realizada uma abordagem com vista à otimização do conforto, ajuste da interface e avaliação da necessidade de alteração de parâmetros prescritos. Além disso, conforme explica, “é ainda realizado um reforço motivacional, fornecida informação relativa à terapia e seus benefícios e realizado o esclarecimento de eventuais dúvidas”.

“É essencial assegurar a eficácia e a ótima adaptação ao tratamento da síndrome de apneia obstrutiva do sono, assim como de outros distúrbios respiratórios do sono, permitindo não só minorar as consequências clínicas, mas também melhorar a qualidade do sono e consequentemente a qualidade de vida destes doentes”, acrescenta Eva Rodrigues.

Quanto ao papel da enfermagem, a enfermeira Ana Pires salienta que, “pela proximidade com os utentes, a enfermagem promove uma mudança comportamental, centrada no âmbito educacional, e adesão à ventiloterapia”. Sublinha ainda a importância da colheita de dados objetivos que afirma constituírem “informações relevantes para os cuidados de Enfermagem em articulação com toda a equipa de profissionais de saúde”.

Gustavo Reis adianta que, num futuro próximo, pretende-se estender o horário de funcionamento do Hospital de Dia de Patologia do Sono, de modo que funcione todos os dias da semana.

Galeria de Imagens