Pesquisar notícia
quinta,
26 dez 2024
PUB

Região GNR detém indivíduo por tráfico de estupefacientes e outro por furto de metais não preciosos

19/12/2024 às 12:28
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Apreensão em Tomar

O Comando Territorial de Santarém, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Tomar, deteve um homem de 39 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Tomar, no dia 13 de dezembro.

Segundo as autoridades, a detenção ocorreu “no âmbito de uma investigação que decorria há seis meses, em coordenação com o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Tomar”. Em comunicado, a GNR esclarece que os militares “desenvolveram diligências policiais que permitiram identificar e desmantelar uma rede de tráfico de estupefacientes que atuava em áreas mais isoladas do distrito”.

A investigação culminou no cumprimento de três mandados de busca, uma domiciliária e duas em veículos, tendo sido apreendidas 5.870 doses de haxixe, 493 doses de liamba, 179 doses de cocaína, 11 plantas de canábis, 13.850 euros em numerário, duas viaturas, uma balança digital, 62 cartuchos e um carregador de arma de fogo.

Foram ainda apreendidos diversos utensílios utilizados para o cultivo de canábis, nomeadamente: refletores de calor, transformadores, extratores de ar, ventiladores e fertilizantes.

O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal Judicial de Tomar, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Esta operação contou com o reforço de várias valências da Guarda, nomeadamente meios da estrutura de Investigação Criminal, binómios cinotécnicos e da vertente ambiental do Comando Territorial de Santarém.

 

Alcanena – Detido em flagrante por furto de metais não preciosos

Já no dia 17 de dezembro, o Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Alcanena, deteve um homem de 16 anos por furto de metais não preciosos, no concelho de Alcanena.

A detenção foi efetuada “no âmbito de uma ação de patrulhamento policial e prevenção criminal”. Informa a GNR que “os militares da Guarda foram acionados para uma ocorrência relacionada com o furto de metais não preciosos. No local, depararam-se com um suspeito que tinha acedido a uma propriedade privada e vedada, tendo furtado do interior de uma residência devoluta diverso material. Parte desse material encontrava-se já no interior de uma viatura, enquanto o restante estava pronto a ser carregado, o que levou à sua detenção em flagrante”.

No seguimento da ação foram apreendidos os seguintes objetos furtados: material elétrico e eletrónico em cobre, duas talhas de azeite de diferentes tamanhos e diversas ferramentas e materiais em ferro.

O detido será presente no Tribunal Judicial de Torres Novas, para aplicação das medidas de coação.