Pesquisar notícia
quarta,
17 abr 2024
PUB
Alto Tejo

Geopark Naturtejo recebe Festival da Paisagem até ao dia 31

15/05/2023 às 15:23
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Geopark Naturtejo promove de quinta-feira e até dia 31 o Festival da Paisagem, iniciativa que celebra a primavera na região do Alto Tejo e que inclui eventos científicos e de arte nos sete concelhos que o integram.

O território Geopark Naturtejo organiza, uma vez mais, o Festival da Paisagem, integrado na Semana Europeia de Geoparques, que decorre em 94 territórios da Europa reconhecidos pela UNESCO.

“Este ano o Festival da Paisagem tem início em Penamacor, com as comemorações do Dia Internacional dos Museus. Destaque para a palestra com o tema "Saúde e Bem-estar na Vila de Penamacor - espaços fisicos dos séc. XVII ao XX" que decorrerá ns Casa da Memória da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches. No dia 19 acontece mais uma conversa histórica sobre os “Tempos do Volfrâmio em Oleiros” no Auditório da Casa da Cultura de Oleiros. No primeiro fim-de-semana, os Geoparques UNESCO Naturtejo e Villuercas-Ibores-Jara fazem a ponte sobre a fronteira para o primeiro curso de formação para professores sobre Paleontologia Transfronteiriça para a Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia. O Parque Icnológico de Penha Garcia e o Geomonumento das Portas de Almourão serão uma vez mais escolas na Natureza para formação de professores”, referiu em comunicado hoje divulgado, o Geopark Naturtejo.

“No sábado temos uma clássica do pedestrianismo regional com a GeoRota do Orvalho, em pleno Trilho Internacional dos Apalaches. No domingo, é dia de percorrer a pé Montes de Cereja, numa paisagem pintalgada do delicioso fruto em Montes da Senhora”, explicou o Geopark Naturtejo.

As cores da natureza tornam-se ainda mais exuberantes ao abrir da semana no V BiodivSummit a decorrer no Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova.

O fim de semana de dia 27 é recheado de doces sabores no Festival da Cereja e do Limão de Montes da Senhora, no concelho de Proença-a-Nova.

Na mesma altura decorrem abordagens gastronómicas nas paisagens históricas de Monsanto e de Idanha-a-Velha pelo chef João Rodrigues.

Fora de portas, os Geoparques UNESCO portugueses organizam o seu encontro anual entre os dias 29 a 31, em Manteigas, “evento que culmina a edição deste ano do Festival da Paisagem”.

Nos fins-de-semana do Festival da Paisagem, os restaurantes do concelho de Proença-a-Nova convidam a D’gustar o fruto mais delicioso da época, a cereja, numa iniciativa promocional deste município. Ainda durante o período do Festival da Paisagem, o Centro Ciência Viva da Floresta acolhe a exposição “O Ouro – Da Formação do Universo à Conquista do Espaço”. Esta exposição liga os processos que decorrem na superfície do nosso sol com espaços no território do Geopark Naturtejo, como as antigas minas de ouro ao longo do Ocreza.

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, que integra a rede mundial da UNESCO, inclui os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Foto: Geopark Naturtejo

C/ Lusa