Pesquisar notícia
quarta,
16 out 2024
PUB
Entroncamento

Festival Vapor leva três dias de 'espírito steampunk' ao Museu Nacional Ferroviário

27/09/2024 às 09:13
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento (Santarém), promove de sexta-feira a domingo a quarta edição do Festival Vapor “A Steampunk Circus”, com um programa de música, performance, cinema, literatura e oficinas, sob o tema genérico “Fantasiar o Futuro”.

Organizado pelo município do Entroncamento, no distrito de Santarém, e pelo MNF, o festival marcado pelo espírito ‘steampunk’ apresenta no programa musical nomes como Linda Martini, Ana Lua Caiano, Conferência Inferno, Moonshiners e Scúru Fitchádu, num cartaz que integra ainda performances, cinema, literatura, oficinas, entre outras atividades para todas as idades.

Em declarações à Lusa, o presidente do MNF disse hoje que o Festival Vapor “só faz sentido no Museu Nacional Ferroviário e no Entroncamento”, salientando que a iniciativa pretende “projetar, desejar um mundo inventivo com soluções para os novos e problemas de sempre”, vendo “as artes, tecnologia e ciência como arautos de um futuro melhor, mais diverso, inclusivo e sustentável”.

Segundo Manuel Cabral, “é um festival com um discurso ‘steampunk’, ou seja, uma certa forma de música, de forma de estar, de cultura e de nos relacionarmos com os outros”, e que “advém do olhar para um passado relativamente recente que tem a ver com a revolução industrial, e onde o comboio, o vapor, teve um papel determinante”.

Por outro lado, destacou, há “uma estética vitoriana, associada à Rainha Vitória”, e à revolução industrial britânica.

“O Festival Vapor e o espírito ‘steampunk’ tem uma lógica também retrofuturista, olhando para o passado como exemplo, como linguagem e presença, para nos posicionarmos para o futuro”, acrescentou.

Em comunicado, a organização da iniciativa, que tem um orçamento na ordem dos 120 mil euros, refere que com o festival “pretende-se potenciar a ação fantasiosa do ser humano, tão necessária para os processos criativos e para a esperança no mundo”, sendo o Festival Vapor e o Entroncamento a “encruzilhada do conhecimento com a diversão”.

Marcado pelo espírito ‘steampunk’ – com o apoio da Liga Steampunk de Lisboa – o Festival Vapor mantém uma linha ‘punk’ em várias atividades e em fusão com uma programação musical que vai do ‘rock’ ao ‘folk’, às sonoridades da tradição portuguesa e à música eletrónica.

Nesta edição, o festival “reforça as atividades ligadas à literatura e cinema, promovendo uma maior relação com as escolas e a comunidade local”, indica o MNF.

A par dos concertos, exposições, feira do livro, oficina de escrita criativa, feiras e divertimentos, o Festival Vapor recebe este ano uma extensão do Festival Internacional Planos, com exibição de curtas-metragens com temas que vão desde o ‘sci-Fi’ ao ‘steampunk’.

“Um dos maiores museus ferroviários europeus, com uma exposição permanente de património ferroviário, também ela considerada uma das melhores da Europa, que habita edifícios industriais extraordinários da época do início da tecnologia do vapor, é o cenário certo para este festival, que através de diversas atividades para toda a família explora a estética 'steampunk' e a sua aplicação à música, à literatura, à moda e às artes”, lê-se na nota do MNF.

Lusa