Pesquisar notícia
quinta,
07 jul 2022
PUB
Região

Festival PAZ traz animação a Cabeça Gorda para promover vida saudável na aldeia

13/06/2022 às 11:27
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O próximo fim de semana vai trazer ao concelho de Abrantes a primeira edição do primeiro Festival PAZ. Um evento que pretende dinamizar e fortalecer as parcerias entre as entidades locais dentro da comunidade.

O Festival PAZ, organizado pela Aldeias do Zêzere, tem como objetivo “promover o estilo de vida saudável da vida na aldeia, a produção biológica, o reaproveitamento/reciclagem de materiais e as atividades ligadas à saúde e bem-estar”.

Sob o tema “Promoção de estilos de vida saudável”, o Festival PAZ vai decorrer nos dias 18 e 19 de junho no recinto de Festas da Associação da Cabeça Gorda (GCRDCG).

Vai contar com espaços de exposição/ divulgação de entidades/ empresas/ empreendedores com interesse nestas temáticas, palestras, workshops; performances de dança, música e muitas outras atividades. Destina-se a praticantes de yoga e modalidades semelhantes, a amantes do contacto com a natureza, adeptos da comida saudável e comunidade local.

Segundo a organização, o Festival PAZ tem objetivos concretos que passam por “sensibilizar os residentes, bem como os visitantes para uma nova cultura e estilo de vida pouco explorada na região, atrair um novo tipo de visitante para a aldeia, divulgar os agricultores de produção biológica, consciencializar para a necessidade de o reaproveitamento/ reciclagem de materiais e consciencializar para as boas práticas de conservação da natureza”. Pretende ainda “promover atividades lúdicas ligadas à saúde e bem-estar, promover outras potencialidades da Barragem e das aldeias junto ao Zêzere, em alternativa aos desportos náuticos, fomentar a rede de parcerias para tornar um produto turístico mais sólido e gerar grande impacto positivo a nível financeiro e económico às aldeias devido à atração de investimento externo tanto a nível singular como coletivo”.

Para isso, a Aldeias do Zêzere vai “apoiar iniciativas que promovem para a qualidade de vida das comunidades e como bem-estar social, dinamizar o património cultural e artesanato local das aldeias e tornar o Festival PAZ num evento de referência no Programa de animação turística de Castelo do Bode”.

O Projeto Aldeias do Zêzere é uma marca registada na área do Turismo, Alojamento Local e Atividades na Aldeia, com unidades de alojamento em Aldeia do Mato e o Bairro Cimeiro (junto à Albufeira da Barragem de Castelo do Bode).

Para além do alojamento, “temos por objetivo oferecer aos nossos hóspedes experiências únicas de cada aldeia mostrando a sua cultura, saberes e costumes tradicionais, permitindo assim a perpetuação das dinâmicas e história locais. Entendemos, pois, que é uma boa prática de responsabilidade social, das empresas localizadas fora dos meios urbanos, contribuir para a dinamização dos territórios, nomeadamente através da criação de infraestruturas nas aldeias, levando assim à fixação de jovens no interior do país e incentivar ao desenvolvimento da economia local”.