Pesquisar notícia
quarta,
21 fev 2024
PUB
1

Festival do Almeirão, Azeite Novo e Pão Caseiro de regresso a Borda da Ribeira (c/áudio)

24/01/2024 às 12:35
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Fotos: CM Vila Rei

A Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Borda da Ribeira, Louriceira e Marmoural está a preparar mais uma edição do “Festival do Almeirão, Azeite Novo e Pão Caseiro”. Vai ser no domingo, dia 28 de janeiro, a partir das 12 horas, no pavilhão multiusos, situado no recinto de festas.

Neste festival os visitantes terão à sua disposição um menu buffet com direito a sopa de almeirão e a diversos pratos (carne, peixe, grelhados e salgados) onde o almeirão será o acompanhamento de excelência. Ao lado das carnes grelhadas, petinga frita e fritada de peixe do rio vão estar os alguidares de barro com salada de almeirão normal, almeirão com feijão-frade ou catarino, almeirão com batata ou batata-doce e almeirão com milho-doce. Não faltam também as pataniscas de almeirão.

Em declarações à Antena Livre Bruno Fernandes, presidente da Associação, explicou que o almeirão que vai ser servido é cultivado pelos habitantes da aldeia que já fazem as plantações a contar com o festival. Em dezembro ainda houve alguns sustos porque não choveu o suficiente, que poderia ter em causa o desenvolvimento das plantas, mas haverá almeirão suficiente para o festival.

O presidente da ADRC de Borda da Ribeira, Louriceira e Marmoural notou ainda que os pratos são confecionados na associação, por quem sabe, e que o visitante pode provar todas as formas como o almeirão vai ser apresentado.

Bruno Fernandes disse ainda que não se pode esquecer o azeite novo, que faz igualmente parte do cartaz, assim como o pão caseiro que é outra das atrações. E neste caso é mesmo cozido num forno a lenha que existe na associação.

Para a edição deste domingo são esperadas 300 a 350 pessoas e não pode ser mais por uma questão de logística. Não há possibilidade de ter um número ilimitado de presenças.

Os visitantes compram o bilhete de entrada, uma pulseira, que lhes permite circular no pavilhão multiusos de Borda da Ribeira.

Bruno Fernandes, presidente da ADRC Borda da Ribeira, Louriceira e Marmoural

O “Festival do Almeirão, Azeite Novo e Pão Caseiro” conta com o apoio dos Municípios de Vila de Rei e de Mação, da Junta de Freguesia de Vila de Rei e União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira.

O almeirão é uma hortaliça da família Asteraceae (da qual fazem igualmente parte as alfaces e as serralhas), muito apreciada e cultivada em diversos países. As folhas de almeirão são extremamente nutritivas, ricas em vitaminas A, C e do complexo B, além de conterem boas doses de fósforo, ferro e cálcio. Só que, para não ser tão amargo o almeirão é cortado muito fino e escaldado antes de ser temperado, ou antes de receber outros condimentos de acompanhamento, como o feijão, milho ou batata.

Galeria de Imagens