Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Exército

1 morto e 5 feridos em explosão no Campo Militar de Santa Margarida (Atualizada)

2/03/2023 às 17:37
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Exército já confirmou que houve uma explosão no Campo Militar de Santa Margarida e remete mais explicações para um comunicado que vai emitir ainda esta tarde. O Presidente da República já reagiu na página da Presidência e para o local foram acionados 23 operacionais de socorro apoiados por 13 viaturas. Há também um meio aéreo acionado. 

18:28: O Exército emite um Comunicado a confirmar a ocorrência de um incidente grave no Campo Militar de Santa Margarida e onde dá conta de:

1.  Informa-se da ocorrência de um incidente no Campo Militar de Santa Margarida, em 02 de março de 2023, pelas 16h40m.

2.  No âmbito Planeamento e Gestão das Áreas de Instrução, Infraestruturas de Tiro e Infraestruturas de Treino do Campo Militar de Santa Margarida, foi empregue uma equipa de desativação de engenhos explosivos do Regimento de Engenharia N.º1 para a destruição, no local, de munições e explosivos e foguetes.

3.  No decorrer da operação de desativação de engenhos explosivos ocorreu uma explosão inadvertida, da qual resultou 01 morto e 05 feridos.

4.  Foi prestado apoio médico pelo Serviço de Saúde Militar.

5.  Foi ativada uma equipa de apoio psicológico do Centro de Psicologia Aplicada do Exército.

6.  A Polícia Judiciária Militar tomou conta da ocorrência.

7.  Foi aberto um processo de averiguações.

8.  Assim que oportuno será divulgada informação adicional.

A Antena Livre conseguiu entretanto confirmar que os dois feridos helitransportados foram para os Hospitais da Universidade de Coimbra, sendo que os restantes três feridos foram transportados para o Hospital de Abrantes. 

18:15: Ainda não há reação do Exército que promete um comunicado, mas de acordo com fonte há pelo menos 2 feridos graves que foram helitransportados para unidades hospitalares, outros 3 feridos graves foram evacuados de ambulância aqui o Hospital de Abrantes. Há a lamentar um morto. A explosão terá sido causada pelo rebentamento de uma municção de artilharia, na sequência de um exercício militar que aconteceu esta tarde. A rádio TSF avança que um militar estava a inativar um engenho que não tinha rebentado durante o exercício quando aconteceu a explosão.  

18:02: A SIC Notícias avança que há a registar um morto e seis feridos e que estão diversas ambulâncias no local. De acordo a Proteção Civil a esta hora estavam acionados para o local 37 operacionais apoiados por 13 viaturas. Nota ainda para a presença de um meio aéreo.

17:55: Esta é a mensagem de oficial que está na página da Presidência da República: "O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas acabou de ter conhecimento do grave acidente ocorrido, esta tarde, no campo militar de Santa Margarida e já falou com a Ministra da Defesa Nacional e com o General Chefe do Estado-Maior do Exército, acompanhando solidariamente as vítimas desse acidente e seus familiares, enquanto decorrem as operações a cargo das entidades competentes."

17:30: Ainda não há pormenores, mas Exército já confirmou uma explosão no Campo Militar de Santa Margarida, concelho de Constância. Terá ocorrido depois das 16:30. Para o Campo Militar foram acionados diversos meios de socorro do Médio Tejo.

Ainda não há pormenores sobre este incidente, já confirmado pelo Exército, que remete explicações para um comunicado que vai emitir ainda esta tarde. No entanto a Antena Livre está em condições de avançar que há a registar seis vítimas, não havendo ainda informação sobre a gravidade. O INEM tem equipas no local e é no Campo Militar que está a ser feita a triagem antes do transporte para unidade hospitalar. A mesma fonte confirmou que a causa foi uma explosão, não adiantando o que motivou essa explosão. As vítimas são todas militares.

De acordo com o jornal "Notícias ao Minuto" o Presidente da República já se manifestou "solidário" com vítimas de "grave acidente" em Santa Margarida. Ainda de acordo com a mesma publicação o Presiodente disse já ter falado com a ministra da Defesa Nacional e acompanha "solidariamente as vítimas" do acidente.

De acordo com a página operacional da Proteção Civil às 17:39 estavam acionados para o local 35 operacionais apoiados por 12 viaturas. Estava também acionado um meio aéreo. De acordo com fontes contactadas pela Antena Livre foram acionados meios de diversas corporações de bombeiros do Médio Tejo.

De acordo com o mesmo portal o acidente terá ocorrido por volta das 16:49.