Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Ascensão 2023

Entrada de toiros voltou a ser destaque no feriado municipal da Chamusca (c/vídeo)

19/05/2023 às 09:08
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Semana da Ascensão na Chamusca teve nesta quinta-feira, 18 de maio, um dos momentos altos com a realização da tradicional Entrada dos Toiros na quinta-feira de Espiga.

Milhares de pessoas deslocaram-se à vila ribatejana, logo pela manhã, para ver passar os toiros na rua. O ambiente foi como sempre de grande festa, alegria e de reencontros de família e amigos carregados de abraços calorosos.

Os visitantes começaram a chegar à artéria principal da vila pelas 10:00 da manhã. Mas, a frase mais esperada, aquela que anuncia o início deste espetáculo ancestral, só se ouviu às 13:00. E foi ao som da frase “Os toiros estão na rua!”, que os milhares de aficionados e visitantes espalhados pela avenida principal vibraram.

Durante a manhã os visitantes tiveram ainda oportunidade de assistir ao tradicional cortejo que contou com a participação de várias associações do concelho, no qual os participantes trajados a rigor com vestes antigas percorreram a avenida a pé acompanhados por campinos a cavalo, toiros e cabrestos.

Depois da Entrada de Toiros seguiu-se um momento de degustação gastronómica no Parque Municipal, onde foi servida sopa de couve com feijão e couve a soco com carne à pinéu. Para sobremesa foram servidas as tradicionais trouxas de ovos, torta de laranja, lampreia de ovos e almofadinhas do Semideiro, iguarias bem tradicionais do território chamusquense.

Vídeo Créditos: CM Chamusca

A tarde do feriado municipal de Chamusca é marcada pela tradicional corrida de toiros Quinta-feira de Ascensão, na centenária Praça de Toiros da Chamusca.

 

Galeria de Imagens