Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
JMJ

Empresa de tratamento de resíduos com reforço de ecopontos em Fátima

20/07/2023 às 12:01
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A empresa Valorlis, de valorização e tratamento de resíduos sólidos, vai colocar em Fátima, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), 22 ecopontos com o dobro da capacidade dos tradicionais, reforçando também a recolha seletiva.

Segundo informação enviada à agência Lusa, “na cidade de Fátima a Valorlis dispõe de 143 pontos de recolha seletiva”, sendo que “vai colocar 22 ecopontos de cinco metros cúbicos”, estes com o “dobro da capacidade dos ecopontos tradicionais”.

A JMJ realiza-se de 01 a 06 de agosto, em Lisboa, presidida pelo Papa Francisco, que se desloca ao Santuário de Fátima no dia 05. Já nos dias 12 e 13 de agosto, decorre a peregrinação do migrante e refugiado a este santuário.

“A Valorlis fez investimento no sentido de reforçar os equipamentos de separação e os meios de recolha seletiva, para permitir que os peregrinos façam a separação dos resíduos durante a pré-jornada, a jornada e a visita do Papa”, referiu a empresa, explicando que “o reforço de meios fará sentir-se entre 24 de julho e 16 de agosto, respondendo também ao maior fluxo de pessoas” para a peregrinação de agosto.

A empresa adiantou que vão estar “à disposição mais ecopontos para separação dos resíduos recicláveis, colocados estrategicamente nos parques de estacionamento, campismo e acantonamento de peregrinos criados provisoriamente”.

“Serão disponibilizadas estruturas de deposição seletiva de grande capacidade para o acondicionamento do papel/cartão, de embalagens de plástico e metal, e vidro”, esclareceu.

A empresa vai também reforçar a recolha seletiva em Fátima neste período, “com equipas de recolha diária dos ecopontos existentes e recolha porta a porta nos estabelecimentos comerciais, estando disponíveis piquetes de intervenção sempre que se verifique necessário”.

A Valorlis reforçou, igualmente, “os meios disponíveis no ecocentro de Fátima e foi efetuada a higienização da contentorização existente na cidade e zona periférica”.

“O reforço de equipamentos será acompanhado de sensibilização audiovisual, para incentivar os visitantes a fazerem a correta separação dos resíduos, e incentivo à optação por soluções de consumo mais sustentáveis”, salientou, lembrando que um dos compromissos da JMJ prende-se com a sustentabilidade.

A empresa fez saber que acredita que a parceria com a Câmara de Ourém e Santuário de Fátima vai permitir “prestar um melhor serviço a quem nestes dias se desloca até Fátima” e, desta forma, conseguir-se “prestar um bom acolhimento aos visitantes, criar condições para que o recinto fique limpo e enviar os resíduos produzidos para reciclagem”.

Aos visitantes e peregrinos, a Valorlis apela para que “separem as suas embalagens e as coloquem nos ecopontos disponibilizados ou guardem até encontrarem o ecoponto mais próximo”.

“Aos comerciantes, solicitamos que recorram ao serviço de recolha porta a porta que estará disponível diariamente, disponibilizando os ecopontos para os peregrinos”, adiantou, recomendando que “todas as embalagens sejam devidamente separadas e espalmadas”.

Durante a época de verão, “a Valorlis recolhe semanalmente a fileira de papel/cartão quatro vezes e a fileira de embalagens plásticas três vezes”. Já o vidro é recolhido “em rotas dinâmicas com suporte na aplicação de gestão inteligente de resíduos”.

A Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos é uma empresa participada pela Empresa Geral de Fomento e pelos Municípios da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós.

Lusa