Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Ferrovia

Deputados do PS por Portalegre satisfeitos com resolução aprovada para Linha do Leste

1/10/2022 às 14:30
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os dois deputados do PS eleitos por Portalegre manifestaram hoje a sua “satisfação” pela aprovação no parlamento de um projeto de resolução que recomenda ao Governo o reforço de investimento na linha ferroviária do Leste.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Grupo Parlamentar do PS indica que o projeto de resolução foi apresentado pelos deputados socialistas Ricardo Pinheiro e Eduardo Alves, eleitos por aquele círculo eleitoral.

Fonte do PS indicou à Lusa que o projeto apresentado em junho no parlamento foi hoje votado por “unanimidade” em plenário.

De acordo com os socialistas, o projeto de resolução recomenda ao Governo que aumente a frequência do transporte de passageiros na Linha do Leste, que liga a estação de Abrantes (Santarém) à estação de Elvas (Portalegre), com “horários ajustados” às necessidades das populações.

O documento solicita ainda ao Governo que “planeie e enquadre” a eletrificação da Linha do Leste numa “fonte de financiamento adequada” e que “reforce” as condições de operacionalização.

O projeto recomenda ainda que o Governo “reforce as condições de conforto” do seu material circulante e estude, no âmbito da construção do Plano Ferroviário Nacional, soluções que “aproximem” a estação ferroviária de Portalegre à cidade.

Citado no comunicado, o deputado Eduardo Alves sublinha que o Alto Alentejo “não pode perder o comboio da mobilidade sustentável”, lembrando que o Governo já anunciou novo horário para esta linha, a partir do início de outubro, o que “reflete o seu compromisso” com este investimento.

Também citado no documento, o deputado Ricardo Pinheiro recorda que os dois deputados “não só têm falado das necessidades” do território no Parlamento como “tomam medidas e iniciativas” consequentes para a melhoraria da vida das populações.

Lusa