Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Abrantes

Concelho acolhe Exercício Europeu de Proteção Civil - EUMODEX PT 2023

2/05/2023 às 15:52
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Portugal vai acolher, de 3 a 6 de maio, o Exercício Europeu de Proteção Civil EUMODEX PT 2023. O Exercício vai decorrer no concelho de Abrantes, na modalidade LIVEX (LIVEexercise), ou seja, com movimentação no terreno de meios operacionais, tendo por base o cenário de um incêndio rural de grandes dimensões que deflagra na margem esquerda da Barragem do Castelo Bode, afetando vastas áreas florestais com um grandes número de aglomerados populacionais no seu interior.

Organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com o consórcio EURO MODEX, no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, irá mobilizar mais de 700 operacionais de vários países como Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e França.

O Exercício EUMODEX PT visa treinar e testar a capacidade de resposta conjunta e integrada do Sistema Nacional de Proteção Civil e da União Europeia, num cenário que prevê múltiplas e complexas situações de emergência, provocadas por incêndios rurais, que irão afetar a generalidade do território nacional e, em particular, a região de Lisboa e Vale do Tejo, sendo acionado o apoio do Mecanismo Europeu de Proteção Civil através da mobilização de módulos europeus de proteção civil de combate a incêndios rurais.

Os diferentes Agentes de Proteção Civil, nacionais e internacionais, irão atuar segundo os protocolos operacionais fixados como se de ocorrências reais se tratassem, desencadeando as ações de resposta necessárias à resolução dos incidentes planeados, pondo em prática e testando as suas diversas capacidades e valências, designadamente de combate a incêndios rurais, de evacuação de populações, de organização de zonas de concentração e de suporte às populações.

Será igualmente testada a importante componente de receção, integração e coordenação dos meios das equipas internacionais que, numa situação real, possam ser chamados a intervir no quadro de apoio de assistência internacional.

 

Módulos internacionais que participam no Exercício:

Módulo Terrestre de Combate a Incêndios de Bombeiros da Alemanha, da região de Bona, (GFFF-V GER);

Módulo Terrestre Apeado de Combate a Incêndios da Unidade Militar de Emergência (UME) de Espanha (GFFF ES);

Módulo Terrestre de Combate a Incêndios de Bombeiros de Itália, da região de Roma e Piemonte, (GFFF-V IT);

Módulo Terrestre de Combate a Incêndios de Bombeiros de França, de Córsega, (GFFF-V FR)

Módulo Aéreo de Combate a Incêndios com Aviões de Espanha (1 Canadair CL415) (AFFP ES);

Módulo de Análise e Avaliação de Incêndios de Espanha (FAST ES).

 

Entidades nacionais envolvidas no EUMODEX PT 2023:

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC);

Força Especial de Proteção Civil (FEPC);

Associações Humanitárias de Bombeiros (AHB) da região de Lisboa e Vale do Tejo;

Corpos de Bombeiros (CB) da região de Lisboa e Vale do Tejo

Câmara Municipal de Abrantes, Câmara Municipal do Sardoal, Câmara Municipal de Tomar, Câmara Municipal de Almeirim e Câmara Municipal do Entroncamento;

Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo;

Cruz Vermelha Portuguesa (CVP);

Forças Armadas (FFAA);

Guarda Nacional Republicana (GNR);

Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (GNR);

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF);

Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM);

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA);

Juntas de Freguesia (JF) do município de Abrantes;

Polícia de Segurança Pública (PSP);

Sapadores Florestais.

 

A realização desta tipologia de exercícios (MODEX) é financiada pela União Europeia e consiste em exercícios europeus de módulos de Proteção Civil e outras capacidades de resposta a situações de catástrofe e à forma como as forças, entidades e organismos locais participantes se articulam entre si. Trata-se de um esforço europeu de melhoria da capacidade de resposta conjunta a catástrofes e de trabalhos em curso no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

A Direção do exercício estará localizada no Hotel Segredos de Vale Manso, Abrantes | Coordenadas 39º 32’ 44’’ N | 08º 17’ 33’’ W

 

Notícia relacionada: https://www.antenalivre.pt/noticias/exercicio-europeu-de-protecao-civil-vai-decorrer-no-norte-do-concelho