Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Sertã

Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil ficará na Sertã

7/10/2021 às 14:46
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Em 2022, ficará situado na vila da Sertã a sede do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. A estrutura estará localizada no antigo edifício dos Bombeiros Voluntários, que será alvo de requalificação para o efeito, devendo ficar pronto no mês de maio do próximo ano.

José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, refere que recebeu recentemente do Governo a confirmação da vinda desta estrutura para o concelho da Sertã e mostrou-se bastante satisfeito pelo culminar das démarches desenvolvidas pela câmara municipal. À semelhança desta estrutura da CIM Médio Tejo, que ficará na Sertã, serão criadas estruturas semelhantes em todas as CIM (Comunidades Intermunicipais).

Refira-se que a criação do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil decorre do Decreto-Lei 45/2019, que aprovou a nova orgânica da ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil), que apresenta alterações na relação entre os diferentes níveis da administração, central, regional e sub-regional, com a instituição dos comandos regionais e sub-regionais de emergência e proteção civil.

O autarca sertaginense referiu tratar-se do regresso deste tipo de estruturas ao concelho, recordando que o primeiro Centro de Comando Operacional do país foi instalado na Sertã, tendo funcionado de 1985 a 2002, sendo depois transferido para a sede de distrito, Castelo Branco, na sequência da reorganização administrativa dos Serviços de Proteção Civil.