Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Trânsito

Circulação na ponte da Chamusca passa a ser alternada e regulada por semáforos

6/04/2023 às 21:09
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A circulação na centenária ponte sobre o Tejo, que liga a Chamusca à Golegã, no distrito de Santarém, será feita a partir de hoje de modo alternado e regulado por semáforos, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP dá conta que a medida entrou hoje em vigor, depois de concluídos os testes aos semáforos instalados na Ponte João Joaquim Isidro dos Reis, também denominada Ponte da Chamusca, “de modo à regulação do tráfego na travessia da ponte com implementação de circulação alternada”.

Durante o período dos testes, realizados entre os dias 30 de março e 01 de abril, a IP refere que foi “analisado o comportamento dos fluxos de tráfego, observando as suas variações ao longo do dia”.

Procedeu-se depois à “programação otimizada do dispositivo, de modo a reduzir os tempos de espera em cada um dos sentidos” de circulação, indicou a IP.

Aquela travessia, que data de 1909, tem gerado muitos problemas na fluidez de circulação, não tendo o tabuleiro dimensão e largura suficiente para que dois camiões possam cruzar-se ali em simultâneo, originando períodos de grandes constrangimentos na circulação rodoviária.

Agora, afirma a IP, “prevê-se garantir uma maior fluidez do tráfego ao longo do dia, sendo mantida a circulação alternada por recurso ao sistema semafórico” ali instalado.

Desta forma, acrescenta, “pretende-se assegurar a travessia da ponte em segurança e sem os constrangimentos provocados pelo entrecruzamento de veículos pesados”.

Na mesma nota informativa, a IP refere que esta intervenção “foi desenvolvida em estreita colaboração com as autarquias da Chamusca, Golegã e Alpiarça” e com o apoio da Proteção Civil e da Guarda Nacional Republicana.

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos do Distrito de Santarém (MUSPDS) tem reivindicado ao governo a construção de uma nova travessia na Chamusca, tendo lançado uma petição que invoca a construção de uma ponte alternativa e a conclusão do troço do IC3, ligando a A13, no concelho de Almeirim, à A23 e à A13, e em Vila Nova da Barquinha, que ligue as margens do Tejo nos concelhos da Chamusca e da Golegã.

“Hoje, aquela infraestrutura e acessos não correspondem às necessidades de mobilidade das populações e às atividades económicas dos concelhos limítrofes (Chamusca, Golegã, Torres Novas, Entroncamento) e do distrito de Santarém”, lê-se na petição.

Lusa