Pesquisar notícia
terça,
18 jun 2024
PUB
Portalegre

Catedral vai ter visita ao decurso das obras

1/02/2022 às 12:20
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Na terça-feira, dia 15 de fevereiro, a Sé de Portalegre vai estar de portas abertas para que possam ser observadas as obras que estão a decorrer. A visita pode ser realizada das 15 às 16 horas.

Neste dia, faz um ano que foi assinado o auto de consignação da empreitada da obra de reabilitação da Catedral de Portalegre, seus claustros e anexos.

A obra compreende, por um lado, a reabilitação do edifício em si mesmo e, por outro, do património móvel e integrado (restauro dos retábulos, pinturas, imagens, azulejos etc) que o enriquece. O estaleiro a envolver o adro da Catedral, montado em fevereiro de 2021, anunciou o início das obras. Longo é o percurso já andado, afetado pela pandemia que entretanto veio perturbar o andamento e pelos numerosos imprevistos – uns positivos, outros, porém, menos agradáveis.

Segundo o Deão do Cabido da Sé Catedral de Portalegre, “portalegrenses, residentes na região, e turistas veem os andaimes montados e os trabalhadores em ação há muito e perguntam-se quando é que finalmente podem entrar na Catedral para admirar a obra já realizada e, mais ainda, quando é que a Sé reabre ao culto”.

Para já, no dia 15 de fevereiro, “a Catedral vai abrir as suas portas para uma visita aberta a quem quiser observar os trabalhos já efetuados no seu interior, nomeadamente nos retábulos e pinturas dos altares. O percurso será delimitado, até porque os trabalhadores não pararão. Porque a pandemia perdura, serão respeitadas as normas de segurança que as autoridades têm determinado, especialmente o uso de máscara, a higienização das mãos, e o distanciamento entre os visitantes. É proibido tirar fotografias. Divulgue, venha, entre, admire”, termina o comunicado do cónego Bonifácio dos Santos Bernardo.

Fotos: Diocese