Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Abrantes e Sardoal

Caminhos Literários voltam a trazer animação

13/05/2022 às 15:18
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O projeto intermunicipal Caminhos Literários, que envolve os concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, está de regresso ao território abrantino com a realização de concertos e uma conferência.

Em Sardoal, o Centro Cultural Gil Vicente será palco, no dia 14 de maio, pelas 21h30m, do concerto de Luís Severo.

O músico, com três discos editados, é um dos nomes mais consensuais da escrita de canções da sua geração. Depois da notável estreia em 2015 com “Cara D´Anjo”, Luís Severo lançou, em 2017, o disco homónimo que o levou aos mais emblemáticos palcos e festivais do país. Em 2019, apresentou o seu mais recente álbum, “O Sol Voltou”, disco “mais pessoal e confessional”.

O espetáculo tem entrada livre, mediante levantamento de bilhete no Centro Cultural Gil Vicente, de terça a sexta-feira, das 16h às 18h e ao sábado, das 15h às 18h.

Já o Polidesportivo Rogério Ribeiro (ringue da Rua de Angola), em Abrantes, vai ser o palco do espetáculo com os músicos Edu Mundo e João Pires que compõem o projeto musical “Cordel”, no dia 19 de maio, a partir das 21h30.

Já no dia 21 de maio, pelas 16h, será a vez do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA) de Abrantes receber a conferência sobre a forma como a cultura funciona como elemento transformador de um território. O debate terá como convidados João Aidos, diretor artístico do Teatro Municipal de Ourém, Miguel Atalaia, diretor artístico do Festival Bons Sons, e Luís Dias, vereador da Câmara Municipal de Abrantes, e conta com a moderação de Hália Santos, da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.

As entradas nestas iniciativas são livres, mas estão sujeitas à lotação dos espaços.

O projeto artístico Caminhos Literários, que explora os territórios ligados a António Botto, Camões e Gil Vicente, pretende disponibilizar o usufruto da arte em locais públicos e de acesso livre e trará a estes territórios vários espetáculos de música, artes visuais e cinema documental, entre outros, dinamizando, assim, a economia da região, através do turismo atraído por este evento.

O projeto intermunicipal Caminhos Literários conta com o escritor José Luís Peixoto como principal impulsionador da construção de um original roteiro literário, nos territórios dos municípios envolvidos, criando produtos turístico-culturais em que a literatura é a alavanca para a descoberta de novas paisagens.

Samuel Úria, Ana Laíns, Joana Espadinha, Albano Jerónimo e Leonor Barata, Surma e Luís Severo são alguns dos nomes que integram o cartaz dos Caminhos Literários e cujos espetáculos serão divulgados oportunamente.

Os Caminhos Literários implicam também a envolvência das comunidades locais e estão previstos eventos em diversas freguesias e locais de baixa densidade com interesse patrimonial e natural nos três concelhos envolvidos.

Todas as ações serão desenvolvidas de acordo com as regras da Direção-Geral da Saúde.

Pode consultar todo o programa em

https://caminhos.mediotejo.pt/projetos/caminhos-literarios/