Pesquisar notícia
quinta,
18 abr 2024
PUB
Castelo de Bode

Bombeiros e Proteção Civil preocupados com o verão em dia de ações de limpeza subaquática (C/ÁUDIO)

17/02/2022 às 10:51
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Ontem foi dia de algumas ações de limpeza na Albufeira do Castelo de Bode. Em Vila Nova da Serra (Tomar) e em Aldeia do Mato (Abrantes) os corpos de Bombeiros fizeram ações de limpeza subaquática, com recurso a equipas de mergulhadores.

Em Alverangel (Tomar) foi um grupo de voluntários que percorreu as margens para recolher todo o tipo de lixo que a diminuição dos níveis da água deixaram visíveis.

E houve ainda uma operação mais complexa que envolveu uma equipa da GNR que retirou do fundo da albufeira um automóvel que já ali estaria há alguns anos.

O carro foi rebocado para Vila Nova da Serra num percurso de mais de um quilómetro em que houve recurso a umas boias com ar que elevaram o carro do fundo da albufeira e permitiram que, lentamente, o mesmo chegasse à margem onde estavam as viaturas da Guarda que fizeram o reboque final para terra.

Estas operações foram acompanhadas pelo Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, mas tiveram uma componente forte da Proteção Civil, com o envolvimento dos corpos de Bombeiros de Abrantes e Tomar e da Força Especial de Bombeiros.

David Lobato, o comandante distrital da proteção Civil acompanhou os trabalhos e revelou à Antena Livre que estão em curso algumas reuniões preparatórias do verão e que estão relacionadas com os níveis de água do Castelo de Bode.

Por um lado, vão começar a ser identificados os locais onde os meios aéreos pesados, os aviões anfíbios Canadair, poderão abastecer os seus depósitos. Se para os helicópteros e para os aviões ligeiros não haverá grande dificuldade, os meios mais pesados poderão vir a ter mais complicações, no caso deste verão ser mais intenso no que diz respeito a incêndios florestais.

Por outro lado, há já intenção de começar a desenhar planos para uma eventualidade, ainda que remota, de ser preciso colocar autotanques dos bombeiros a abastecer populações.

Depois, há ainda este conjunto de ações que não deverão ficar por aqui, de apoio à limpeza do lixo que vai ficando visível com esta diminuição dos níveis da albufeira.

David Lobato, comandante distrital de Proteção Civil

No concelho de Abrantes os Bombeiros Voluntários também fizeram uma operação de limpeza na praia fluvial de Aldeia do Mato. Uma ação que foi feita nas margens e com recurso a uma equipa de mergulhadores.
António Manuel de Jesus, comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes explicou à Antena Livre que até recolheram menos lixo do que a expetativa inicial.

Naquilo que são os resíduos que os mergulhadores retiraram do fundo da albufeira às embalagens de plástico e garrafas de vidro juntam-se toalhas e bonés. “Foram dois sacos, dos que usamos para transportar batatas, que conseguimos recolher”, afirmou o comandante dos bombeiros de Abrantes.

Mas estes níveis da Albufeira do Castelo de Bode apresenta dois problemas para os bombeiros. Os acessos à água para descarregar barcos, em caso de necessidade, e para abastecimento de viaturas terrestres.

De acordo com António Manuel de Jesus, se o abastecimento de viaturas pode ser colmatado com outros recursos existentes ou com a Estação de Tratamento de Água de Abrantes, em Cabeça Gorda, o acesso para descarregar embarcações é mais complicado. E, disse o comandante dos bombeiros, poderá ser necessário deixar um barco todo o verão em água, num ponto central por forma a permitir uma maior rapidez em caso de emergência na albufeira.

António Manuel Jesus, comandante Bombeiros Abrantes

Foto: Pedro Pires

O ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, visitou ontem o Castelo de Bode e garantiu que a proibição de produção de eletricidade está a ser cumprida. Só passa na barragem o caudal ecológico necessário afirmou o ministro do Ambiente que voltou a deixar a garantia de que a água armazenada chaga para dois anos de abastecimento público a três milhões de pessoas.

João Matos Fernandes disse ainda que a água que sai, caudal ecológico e consumo humano, é inferior à água que entra na bacia, pelo que nestes 15 dias a Albufeira teve uma ligeira recuperação no volume de água.