Pesquisar notícia
domingo,
26 mai 2024
PUB
Nersant

Associação Empresarial apresenta iniciativas e mecanismos de apoio às empresas

9/04/2024 às 12:47
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, em colaboração com o IPS - Instituto Politécnico de Santarém e a CIMLT - Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, realizou no dia 3 de abril, o workshop "Talento Local e Inovação Global: Sinergias para o Sucesso Empresarial". O evento, que teve lugar na Startup Santarém, divulgou os programas de estágio do MIT, os incentivos fiscais como o SIFIDE e antecipou os apoios às empresas que se preveem abrir ao longo de 2024.

Num esforço para capacitar as empresas da região com as ferramentas necessárias para se destacarem num mercado empresarial em constante mudança, a NERSANT organizou um workshop dedicado à exploração das sinergias entre o talento local e a inovação global.

Intitulado "Talento Local e Inovação Global: Sinergias para o Sucesso Empresarial", o evento reuniu empresários, gestores, líderes de empresas, profissionais de recursos humanos, empreendedores, académicos, estudantes e outros interessados, proporcionando um espaço de partilha e networking.

Pedro Félix, responsável pela Direção de Inovação e Empreendedorismo da NERSANT abriu a sessão, enfatizando a importância deste “sistema virtuoso entre empresas, municípios e academia que a NERSANT tem vindo a promover em prol do desenvolvimento regional”, referindo ainda que o seminário teve como mote “dar a conhecer diversas iniciativas de apoio à inovação e desenvolvimento empresarial e antecipar algumas ferramentas previstas para este ano”.

O presidente do Instituto Politécnico de Santarém reforçou a importância desta “tripla hélice para o desenvolvimento e inovação da região”. “Os alunos que se deslocam a Santarém e que aqui estão 3 ou 4 anos, são uma excelente oportunidade de atração de talento para este território, pelo que a ligação com as empresas da região é fundamental”, fez saber João Moutão, que anunciou, por outro lado, a aceitação do IPSantarém enquanto entidade de acolhimento de estagiários do MIT, o que “permite a sua colocação nas empresas da região”.

Interveio ainda António Torres, primeiro secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, que anunciou que a CIMLT está focada no desenvolvimento regional e que vai gerir um total de cerca de “120 milhões de euros de fundos comunitários, 5 milhões deles para alocar às empresas”. Congratulou-se ainda com a criação da nova NUT Oeste e Vale do Tejo, classificando a medida como uma “boa notícia” para a distribuição de fundos comunitários para a região.

 

Estágios tecnológicos do MIT nas empresas já este verão

Um dos pontos mais destacados do evento foi a apresentação, pelo Instituto Politécnico de Santarém, dos programas de estágio do MIT - Massachusetts Institute of Technology, uma das instituições tecnológicas mais prestigiadas do mundo. Rogério Palmeiro explicou que o IPS foi aceite entidade de acolhimento de estagiários do Programa do MIT Portugal, MISTI Portugal, programa que tem como objetivo proporcionar oportunidades de aprendizagem aos estudantes do MIT, em Portugal, através de estágios, onde este prestigiado instituto americano envia estudantes para empresas, startups, institutos de investigação e laboratórios universitários para participarem em projetos práticos, normalmente durante 8-12 semanas, durante o verão. “Estando o projeto em fase de disseminação e divulgação junto da nossa rede de parceiros empresariais e tecnológicos, estamos neste momento em processo de identificação dos potenciais locais de inserção dos estagiários, prevista para o Verão de 2024”, informou Rogério Palmeiro.

 

Mecanismos de apoio às empresas em 2024

A NERSANT apresentou de seguida uma visão geral sobre os mecanismos de apoio às empresas em vigor e que se perspetivam virem a abrir ao longo de 2024 no âmbito do Portugal 2030. Pedro Félix, responsável pela Direção de Inovação e Empreendedorismo iniciou com a explicação do Apoio à Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados (RHAQ), com candidaturas abertas, passado para o Apoio ao Emprego e Empreendedorismo, Sistema de Incentivos de Base Territorial, SI Internacionalização das PME, SI Qualificação das PME, SI Inovação Produtiva e SI Transição Climática e Energética. Foi ainda apresentado, por António Esteves, da CH Business Consulting, o SIFIDE - Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação & Desenvolvimento Empresarial.

 

Showcase de empresas Startup VISA

A Startup Santarém, sendo uma incubadora de empresas certificada pela Startup Portugal, é berço de 27 projetos internacionais que aqui se sediaram no âmbito do Startup VISA, programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal.

Desta forma, o workshop contou ainda com a participação de empresas inovadoras internacionais sediadas na Startup Santarém, que partilharam as suas experiências e sucessos no ambiente empresarial local e global, uma vez que estas empresas trazem consigo uma diversidade de ideias, experiências e conhecimento que enriquecem o ecossistema empreendedor da região. Foram apresentados os projetos AIPFL, um projeto ligado à inteligência artificial para tratamentos capilares e de pele, Teamvibe, inovadora plataforma de comunicação interna e desenvolvimento de equipas, Vinho do Chefe, que prevê colocar à disposição do mercado americano uma linha de vinhos aromatizados para utilização na cozinha gourmet, Track Thrive, software multilíngue e multicultural dedicado ao desenvolvimento da primeira infância, capacitando pais ou cuidadores de crianças em todo o mundo, entre outros projetos internacionais.

Para mais informações sobre os apoios às empresas apresentados ou sobre a incubação de empresas na região, os interessados devem contactar a área de apoio ao empreendedorismo da NERSANT através do email sitiodoempreendedor@nersant.pt ou através do número de telefone 249 839 503.