Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Médio Tejo

Assinados Acordos de Colaboração para Projetos de Habitação a Custos Acessíveis (C/ Áudio)

26/09/2023 às 10:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No passado dia 22 de setembro, decorreu em Alcanena a assinatura dos Acordos de Colaboração, celebrados no âmbito do Protocolo de Cooperação para Projetos de Habitação a Custos Acessíveis do Médio Tejo.

O momento protocolar contou com a presença da ministra da Habitação, Marina Gonçalves, do vice-presidente da CIM Médio Tejo, do presidente do IHRU, António Leitão e autarcas.

A ministra da Habitação referiu que “temos hoje uma resposta às famílias com menores rendimentos (…) mas também, para a classe média e para os mais jovens, que queremos fixar e atrair para o nosso território como um todo e para o qual é também necessário conseguir garantir a construção do parque público habitacional”.

Na Sessão Solene “Regenerar Alcanena”, marcaram presença as referidas personalidades, que foram recebidas por Rui Anastácio, presidente da Câmara Municipal de Alcanena, num momento onde foram assinados os Acordos de Colaboração com os municípios do Médio Tejo: Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

De recordar que Sardoal assinou o protocolo horas antes, na abertura das Festas do Concelho.

Manuel Jorge Valamatos, vice-presidente da CIM do Médio Tejo, manifestou “uma palavra de solidariedade para com o presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, perante a situação inexplicável de lhe terem chumbado [em reunião de câmara] a construção de 100 fogos com financiamento a 100%”.

“Era um dos acordos que estava pronto e validado para hoje ser aqui assinado”, reforçou o vice-presidente da CIM Médio Tejo. Por outro lado, manifestou total disponibilidade para num curto espaço de tempo, (4 a 6 semanas), ser possível “realizar uma nova cerimónia de assinatura de novos protocolos, estando já novos acordos em fase final”.

Deixou de igual modo uma palavra de agradecimento a todos os envolvidos neste processo, demonstrando vontade e determinação para que em conjunto com o IHRU, o Ministério da Habitação e os municípios, seja possível operacionalizar ainda mais projetos de habitação a custos acessíveis.

Manuel Jorge Valamatos, vice-presidente da CIMT 

Recorde-se que os Acordos de Colaboração têm por objetivo garantir o desenvolvimento de projetos de habitação a custos acessíveis, para construção ou reabilitação de habitações nos concelhos do Médio Tejo.

Foram assinados Acordos de Colaboração que correspondem a 15 imóveis, que permitirão a construção ou reabilitação de 226 fogos, representando um investimento total de 32.391.334,90€.

Estas habitações, a edificar na região do Médio Tejo, destinam-se a oferta habitacional com rendas acessíveis para famílias, que não encontram respostas no mercado tradicional por incompatibilidade entre os seus rendimentos e os valores de renda praticados.

Passaram três meses da celebração do protocolo inicial de cooperação para Projetos de Habitação a Custos Acessíveis do Médio Tejo entre o IHRU, a CIM e os municípios, assinado a 23 de junho, em Tomar. Volvidos estes meses, operacionalizou-se mais de 20% do pacto inicial desde esta cerimónia, que decorreu na CIM Médio Tejo.

Fotos: Município de Alcanena 

Notícia relacionada:https://www.antenalivre.pt/concelhos/parque-habitacional-da-fonte-da-estrada-ja-tem-protocolo-assinado-c-audio

 

Galeria de Imagens