Pesquisar notícia
quinta,
18 abr 2024
PUB
Chamusca

Ascensão’22 regressa este ano e já tem cartaz definido

19/04/2022 às 16:07
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

É sob o mote “Da Páscoa à Ascensão 40 Dias Vão”, que o Município da Chamusca apresenta os cabeças-de-cartaz para a maior festa do concelho e da região, a Semana da Ascensão’22.

Com entrada livre a festa decorre este ano de 21 a 29 de maio, tendo o expoente máximo no dia 26, quinta-feira de Ascensão, feriado municipal.

O cartaz reúne, como sempre, artistas de renome que prometem animar as noites, que marcam o regresso da maior festa do concelho da Chamusca, após dois anos de interregno devido à pandemia COVID-19.

A Ascensão’22 arranca a 21 de maio, com o grande concerto de Áurea e Marisa Liz, no palco principal, seguem-se Herman José (22 de maio), Sara Correia (23 de maio), Maninho (24 de maio), Calema (25 de maio), Ágata (26 de maio), David Antunes (27 maio), Syro (28 de maio) e Fernando Daniel (29 de maio), que fecha a maior semana de cultura e tradição do concelho da Chamusca.

O expoente máximo da Semana da Ascensão é a tradicional Entrada de Toiros em Quinta-Feira de Espiga, dia 26 de maio, feriado municipal. Neste dia, festejam-se também os dons da terra, com a Tradicional Apanha da Espiga, nos campos da região.

É neste dia que a vila da Chamusca recebe milhares de aficionados, que vêm em busca da emoção de ver passar os toiros e vivenciar um espetáculo verdadeiramente mágico e único, numa onda de entusiasmo e de emoção. A tarde é marcada pela tradicional corrida de toiros, na centenária Praça de Toiros da Chamusca.

O cartel deste ano promete uma corrida de toiros mista, inédita, com um cartaz único, no qual já está confirmada a presença dos matadores António Ferrera e Manuel Dias Gomes, os cavaleiros Manuel Telles Bastos e Francisco Palha. Os grupos de forcados em praça serão os dois grupos da terra, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca. Durante a corrida serão lidados oito toiros da Ganadaria Herdeiros Varela Corujo.