Tejo Agricultores repetem denuncia sobre os caudais irregulares que causam prejuízos (c/áudio e vídeo)
O rio Tejo está esta sexta-feira com um caudal de inverno. Por volta da hora de almoço o caudal do rio era enorme como ser fosse quase um caudal de cheia ou de descargas elevadas das barragens.
Este elevado caudal, sem que nada o fizesse prever, causa problemas ao agricultores, pois vai submergir os motores que captam a água para as regas. Esta situação foi notada por agricultores e registada pelo presidente da Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação. Tanto mais que, como se pode ver no vídeo captado junto ao açude de Abrantes, o caudal é enorme.
E não há qualquer informação oficial sobre os motivos deste caudal ou uma necessidade de descargas por qualquer outro motivo.
Luís Damas voltou a criticar a forma como é feita a gestão dos caudais do Tejo e que o problema não é, e nunca foi, as quantidades de água que Espanha tem que libertar ao abrigo da convenção de Albufeira, mas sim a forma como a liberta. O país vizinho tem de libertar uma determinada cota de água por semana e não de forma constante.
Luís Damas, presidente Associação de Agricultores
O presidente da Associação de Agricultores voltou a denunciar um problema que já é recorrente, a irregularidade de caudais do Tejo.
E Luís Damas diz que hoje vai um caudal de inverno e que daqui a um dia ou dois o Tejo vai seco. E conclui a dizer que este é que é o problema do rio e que causa problemas, e algumas vezes, prejuízos aos agricultores.