Pesquisar notícia
sábado,
04 mai 2024
PUB
Região

60 praças do RAME juraram bandeira no Aquapolis

25/10/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Juramento de bandeira perante o Estandarte Nacional

Já é habitual os Juramentos de Bandeira do Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME) serem feitos fora do quartel, de Abrantes. Desta vez os 60 praças do 7º turno de 2019 (10 mulheres e 50 homens) fizeram o seu juramento à beira rio, numa cerimónia que se realizou no Aquapolis sul.

Aliás, estes juramentos, constituem uma marca de uma unidade militar que assenta a sua base no apoio de emergência às populações, de forma mais visível, no verão, em patrulhas de prevenção de fogos florestais.

Os militares formaram, em parada no Rossio ao Sul do Tejo, e antes de fazerem o juramento perante o Estandarte Nacional, que é sempre o momento alto na vida dos militares e respetivas famílias, ouviram o segundo Comandante Nacional das Forças Terrestres, o Major-general Xavier Correia.

Numa cerimónia que contou com a presença dos presidentes das Câmaras de Abrantes e Sardoal, entre outras entidades civis, militares e religiosas, o comandante do RAME, Tenente-coronel, Mário Alvares, quase de saída do comando, fez questão de frisar o trabalho que estes militares desenvolvem. Por um lado a própria formação dos soldados permite uma ligação à comunidade e, por outro, o fato de fazerem muito trabalho de patrulha às florestas criam laços com as populações. Mário Alvares fez questão de vincar este trabalho que, revelou, cria histórias muito simpáticas para a instituição militar: “Dou um exemplo, no verão nas patrulhas, quando os militares vão lanchar ou tomar um café a população, em sinal de agradecimento e conforto, paga sempre os cafés ou os lanches aos militares”. Ora, segundo do comandante trata-se de uma manifestação de carinho pelo trabalho do exército, do RAME e de outras unidades, e revela que os portugueses se sentem seguros com a presença dos militares na rua.

Mário Alvares vincou este trabalho que chegou a colocar 60 patrulhas na rua, em simultâneo no verão, para além da capacidade logística demonstrada quando foi solicitada pela proteção civil uma cozinha de campanha para fornecer refeições a centenas de operacionais.

Juram bandeira 60 soldados recrutas (10 mulheres e 50 homens) incorporados no regimento de Apoio Militar de Emergência em Abrantes.

Para além dos praças que juraram bandeira, e convidados, estiveram também presentes mais 40 praças que foram integrados esta segunda-feira em mais um turno de formação desta unidade militar.

Depois do juramento, os militares receberam as respetivas boinas castanhas e, por fim, as forças fizeram o habitual desfile numa cerimónia que fechou com uma atuação da Banda Filarmónica do Exército.