Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
TAGUS

100 mil euros para apoiar pequenos investimentos agrícolas no Ribatejo Interior

13/05/2022 às 12:15
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai estar a receber candidaturas de projetos agrícolas a implementar em Abrantes, Constância ou Sardoal até 17 de junho.

Este concurso dispõe de 100 mil euros para apoiar os investimentos, que promovam a melhoria das condições de vida, trabalho e produção dos agricultores ou que contribuam para o processo de modernização e de capacitação das empresas do sector agrícola.

São priorizados os pedidos de apoio que incidam sobre o olival, produtos biológicos, frutos vermelhos e horto-frutícolas. Também, pontuam mais, as candidaturas que incorporem novas tecnologias, equipamentos, produtos ou processos comparados aos existentes.

O apoio, nesta medida do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), é de 50 por cento das despesas elegíveis para investimentos desde os 100 e até aos 50 mil euros.

São elegíveis despesas relacionadas com construção e melhoramento, nomeadamente, na preparação de terrenos, em edifícios e outras construções diretamente ligados às atividades a desenvolver, adaptação de instalações, plantações plurianuais e pastagens permanentes e instalação ou modernização de sistemas de rega.

Os apoios nesta operação, também, permitem a compra ou locação de novas máquinas e equipamentos, incluindo os de prevenção contra roubos, de transporte interno e de movimentação de cargas, as caixas e paletes com duração de vida superior a um ano e outros equipamentos de valorização dos subprodutos e resíduos da atividade. Permite, ainda, investimentos na eficiência energética e nas energias renováveis, software aplicacional, propriedade industrial, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e de branding e estudos de viabilidade, acompanhamento, projetos de arquitetura e engenharia.

Este é já o 5º aviso de abertura de receção de candidaturas da TAGUS nesta medida, inserida no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural), do PDR2020 e através Portugal 2020, e co-financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER). As candidaturas devem ser submetidas através do formulário eletrónico no sítio do portal do Portugal 2020 (www.portugal2020.pt), do PDR2020 (www.pdr-2020.pt) ou da TAGUS (www.tagus-ri.pt).

Nestas plataformas é possível encontrar as orientações técnicas e outras informaçõe s relativas ao concurso.

Os interessados podem obter mais esclarecimentos, agendando reunião através do email tagus@tagus-ri.pt ou através do telefone 241 106 000.